Saúde

De 2 a 8 de agosto, os municípios do Noroeste do Paraná somaram 120 casos de Covid-19. O número caiu para 83 na semana seguinte, mas essa redução não deve ser percebida como sinal de segurança e de volta à normalidade. O alerta é da técnica de Vigilância Epidemiológica da 14ª Regional de Saúde Maria da Penha Francisco, que chamou a atenção para a importância do uso correto da máscara, dos hábitos de higiene e do distanciamento social.

A avaliação é que houve afrouxamento nos cuidados diários, por grande parte da população. As pessoas estão saindo mais de casa e se aglomerando, o que aumenta o risco de transmissão da doença, destacou Maria da Penha. Ela explicou que “muita gente ainda não teve contato com o vírus”, por isso, a curva de contágio se mantém alta.

Para se ter uma ideia, entre os dias 9 e 15 de agosto foram registrado 12 casos de Covid-19 em Guairaçá. Proporcionalmente, é o município com maior incidência de confirmações na região: se tivesse 100 mil habitantes, seriam 182 resultados positivos durante a semana.

A situação se mantém controlada em alguns municípios. Em Nova Aliança do Ivaí, Santa Mônica e Santa Antônio do Caiuá são pelo menos cinco semanas sem casos da doença. Em Amaporã, quatro semanas. Em Mirador, três semanas. Querência do Norte, São Pedro do Paraná e Tamboara somam duas semanas sem novos registros de Covid-19.

Os números da 14ª Regional de Saúde são preliminares e estão sujeitos a alterações. Mostram que as pessoas com 21 a 30 anos de idade foram as que mais se contaminaram durante o mês de julho. Em agosto, a maior quantidade de confirmações tem se concentrado na população de 41 a 50. Também há casos entre crianças, adolescentes, jovens e idosos. Até agora, 28 pessoas morreram em decorrência da Covid-19.

PARANAVAÍ – Na tarde de ontem, a Prefeitura de Paranavaí divulgou novo boletim contendo informações sobre a doença. Entre sábado e segunda-feira, foram confirmados 17 casos: nove homens com idades entre 24 e 76 anos e oito mulheres de 24 a 76 anos. Todos esses pacientes cumprem isolamento domiciliar.

 

Com os resultados dos exames, Paranavaí acumula 561 casos positivos de Covid-19. 68 pessoas fizeram o teste e ainda esperam pela conclusão das análises, três delas permaneciam internadas na Santa Casa. Desde o início da pandemia, a Secretaria de Saúde contabilizou 13 mortes provocadas pela doença.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.