Saúde

Até a última quinta-feira (15), a 14ª Regional de Saúde de Paranavaí apresentava o maior índice de vacinação contra a poliomielite em todo o Paraná, com 39,66%. O objetivo é ampliar o alcance neste sábado (17), Dia D de mobilização. A campanha é voltada para crianças com até cinco anos de idade.

Os municípios do Noroeste do Paraná com melhores resultados até a tarde de sexta-feira (16) eram Santo Antônio do Caiuá, com 94% do público-alvo imunizado; Guairaçá, com alcance de 84%; Santa Mônica, onde a vacinação atingiu 74% das crianças; e Paranapoema, com 71%. Em Paranavaí o índice era de 39%.

Paralelamente à campanha de vacinação contra a poliomielite, outras duas ações buscam ampliar a proteção da população contra uma série de doenças.

A primeira, de multivacinação, é voltada para pessoas com até 15 anos de idade. O objetivo é atualizar o histórico vacinal de crianças e adolescentes. A segunda, contra o sarampo, tem como objetivo imunizar pessoas de 20 a 49 anos de idade.

Chefe regional de Vigilância Epidemiológica, Samira Silva avaliou de maneira positiva os índices alcançados até agora. Destacou que os números devem aumentar de maneira considerável neste Dia D e que é preciso intensificar os trabalhos para imunizar ainda mais pessoas até 30 de outubro, data de término das campanhas.

Segundo ela, a adesão ao Dia D não é obrigatória, mas todos os municípios do Noroeste do Paraná terão mobilização, já que a meta é vacinar pelo menos 95% das pessoas que formam os grupos contemplados nas campanhas.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.