Aleksa Marques / Da Redação
No dia 20 de junho deste ano, algumas gestoras se uniram para dar início à Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres de Loanda. Coordenada por Célia Cardoso, a secretaria vem atuando de forma ativa na população oferecendo muito mais que apenas ensinamentos, mas também apoio às mulheres da cidade.
A secretaria conta ainda com a diretora geral Idianara Nunes, a diretora Carla Charlaine dos Santos, além de assistente social, estagiária e duas professoras de estética e artesanato.
Juntas, elas promovem campanhas solidárias de arrecadação de alimentos, palestras para conscientização de feminicídio e violência, arrecadação e entrega de absorventes para meninas que estudam em escolas municipais e estaduais que estão em situação de vulnerabilidade social, entre outros.
Hoje a secretaria oferece inúmeros cursos e aulas gratuitas para a população feminina. Entre eles estão o curso de crochê, curso de defesa pessoal e cuidados de idoso. “Nossa secretaria é voltada para prevenção e luta contra a violência doméstica contra as mulheres. Também estamos trazendo cursos profissionalizantes para que as mulheres do município tenham seu espaço e aprendam algo novo para somar na renda familiar ou até mesmo trazer a independência”, comenta Carla.
Cursos – Para quem tem interesse, ainda há vagas disponíveis. Para o curso de crochê que será ministrado no dia 24 de setembro, há 100 vagas sendo ofertadas e 38 mulheres já se formaram no curso.
Para o curso de cuidador de idosos, há ainda 13 vagas disponíveis e a aula inaugural será no dia 5 de setembro com aulas teóricas de forma online. A carga horária é de 20 horas e 4 horas para as aulas práticas.
Atualmente, a aula de defesa pessoal para mulheres conta com 16 alunas e tem a possibilidade de abertura de mais vagas em breve em um espaço maior para atender mais alunas.
Se você se interessou por algum curso, pode ligar na secretaria para saber mais pelo telefone (44) 3425-8400 ou ir direto na sala da secretaria da Mulher na Prefeitura de Loanda.