Os sindicatos que representam patrões e empregados no comércio de Paranavaí e região, respectivamente, Sivapar e Sindoscom, definiram o expediente em dias de jogo da seleção brasileira de futebol na Copa do Mundo do Catar. O termo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho foi assinado ontem pelos presidentes Edivaldo Cavalcante e Leila Aguiar.
O calendário especial do comércio de rua começa no dia 24 de novembro, data de estreia do Brasil no mundial. A partida será às 16h e a jornada de trabalho nos estabelecimentos comerciais do Noroeste do Paraná se estenderá das 8h às 15h. Retorno às 18h e atendimento até 22h, em razão do horário estendido da campanha Black Friday.
No dia 28 de novembro, com o jogo às 13h, o expediente será das 8h às 12h e das 16h às 18h. Já no dia 2 de dezembro, quando a seleção brasileira entrará em campo às 16h, as lojas do Centro e dos bairros abrirão das 8h às 15h, desta vez sem jornada de trabalho após o jogo.
Havendo classificação do Brasil para as oitavas de final, o jogo será no dia 5 ou 6 de dezembro, às 16h. Assim, o expediente será das 8h às 15h, com uma hora de intervalo para refeição. Caso a seleção passe para as quartas de final, a partida será no dia 9 ou 10 de dezembro, às 12h; sendo no sábado, os empregados trabalharão das 8h às 11h. Se o Brasil chegar à semifinal, o jogo está previsto para 13 ou 14 de dezembro, às 16h. Então, o expediente será das 8h às 15h, com intervalo de uma hora para descanso e alimentação.