O turismo sustentável, com preservação ambiental, é o foco do Paraná na maior feira do setor do continente, a WTM Latin America, aberta nesta segunda-feira (03), em São Paulo. O Estado também apresenta ações de fortalecimento à regionalização, com a capacitação e qualificação dos municípios, e de estímulo ao turismo rodoviário, ao turismo rural e ao segmento de eventos. São apresentados os atrativos em estandes do projeto Parques Paraná, de Curitiba e de Foz do Iguaçu. Uma comitiva técnica da Secretaria do Turismo mostra os programas que estão sendo implantados ou fortalecidos.
O secretário estadual do Turismo, Marcio Nunes, apresentou à ministra Daniela Carneiro a política do governo estadual para esta área. “Mostramos os planos do governo Ratinho Junior para o turismo sustentável como um grande impulsionador da economia do Paraná. Falamos também da importância de parcerias com o Ministério e a Embratur, especialmente na possibilidade de financiamento para projetos de capacitação e infraestrutura turística nos municípios”, disse o secretário.
A Secretaria de Estado do Turismo (SETU) também está divulgando o Litoral do Paraná como um destino de cruzeiros de luxo, após o recente anúncio da operadora MSC Cruzeiros – uma das principais companhias do segmento no mundo – de novas escalas e embarques inéditos em Paranaguá, com itinerários para Buenos Aires (Argentina) e Punta del Este (Uruguai).
Parques paraná – Na WTM, um estande destaca o projeto arques Paraná, que visa o fomento do uso público e de turismo nas Unidades de Conservação do Estado. A proposta é desenvolver o turismo nas UCs por meio de ações conjuntas entre os órgãos de governo e parceiros. “Temos que entender o turismo como uma estratégia para a conservação ambiental. É isso que o Parques Paraná objetiva enquanto projeto, e que estamos divulgando durante a WTM,”, explica Rafael Andreguetto, diretor de Patrimônio Natural do Instituto Água e Terra.
“Estamos apresentando o Paraná como um destino do Litoral às Cataratas do Iguaçu, passando pela Capital e por todas as 19 regiões turísticas, os parques, rios, nossa gastronomia. Somos o Estado mais sustentável do país e aqui há muito para conhecer”, enfatiza o secretário Marcio Nunes.
Tendências – Ao longo de três dias, a WTM promove uma série de seminários com profissionais influentes da indústria de viagens e turismo, abordando as tendências mais recentes do setor. Além disso, o evento proporciona a troca de informações e intercâmbio com traders e governos de todo o mundo.
“Precisamos estar conectados com agentes de viagem e operadoras de todo o Brasil e do Exterior para que possamos vender o Paraná como destino turístico. E, para vender, é preciso conhecer. Então vamos intensificar a participação do Estado nas feiras e eventos do setor”, disse Nunes.
Na semana passada, por exemplo, o Paraná esteve presente em Porto Alegre da 37ª Feira de Negócios Turísticos UGART – União Gaúcha dos Operadores e Representantes de Turismo, evento que reuniu mais de 2,8 mil agentes de viagens de todo o país. Participam também da feira em São Paulo os diretores da SETU Camila Aragão, Fábio Skraba e Marcelo Martini, além da assessora técnica Deise Bezerra.
networking e qualificação – A WTM Latin America é o maior e mais tradicional evento turístico da América Latina, realizado anualmente em São Paulo desde 2013. A feira reúne mais de 20 mil profissionais de viagens e turismo e 565 estandes de empresas e destinos de todo o continente. Além de palestras e workshops, são apresentadas no evento as mais novas tecnologias e soluções para a indústria de viagens e turismo.