Público ultrapassou 250 pessoas entre autoridades municipais e estaduais
A cidade de Loanda foi palco da 10ª edição do Encontro de Desenvolvimento Regional do Extremo Noroeste do Paraná, promovido pela Uenor (União das Entidades do Extremo Noroeste Paranaense), Comafen (Consórcio Intermunicipal da APA Federal do Noroeste do Paraná) e pela Prefeitura Municipal de Loanda, com apoio da Sicredi Rio Paraná.
O evento, realizado na manhã de sexta-feira, 19/9, teve como objetivo debater os desafios e oportunidades dos municípios da região, reforçando a importância da união de esforços para promover o desenvolvimento regional e contou com a presença de mais de 250 pessoas das cidades integrantes da associação.

Para o presidente da Uenor, Jorge Bezerra Guedes, este foi o momento de relembrar algumas conquistadas. “Ao longo desses 18 anos, desde o primeiro encontro, já conquistamos várias propostas e hoje é o dia de receber novas e apresentá-las neste momento que nos encontramos com as autoridades da região, do estado e do país. Pretendemos que nossa região seja bem-vista com a força do turismo e que nossas indústrias possam ser cada vez mais tecnológicas e produtivas”, ressaltou.
A abertura oficial contou com a presença do presidente da Uenor, Jorge Bezerra Guedes, e do prefeito anfitrião e presidente do Comafen, José Maria Fernandes, que destacaram a relevância da articulação entre lideranças políticas, empresariais e comunitárias.
José Maria Fernandes, prefeito anfitrião e presidente do Comafen, ressaltou que este é um evento muito importante para a região, pois é possível discutir temas importantes como indústria, turismo e agronegócio. “Os resultados dos outros encontros já trouxeram grandes conquistas pra nossa região”, frisou.
Entre os presentes estavam representantes do legislativo federal e estadual, como os deputados Zeca Dirceu, Luiz Claudio Romanelli e Leônidas Fávero Neto.
Também marcaram presença os prefeitos de mais de 15 municípios da região, além de secretários de Estado como Márcio Nunes, da Agricultura, e Ulisses Maia, da pasta do Planejamento.






O evento foi marcado por painéis temáticos que abordaram propostas concretizadas em edições anteriores, novas sugestões enviadas pelos participantes via WhatsApp, e temas estratégicos como o Ano Internacional das Cooperativas, com destaque para a fala do presidente executivo da Cocamar, Divanir Higino, representando a Ocepar.
Na ocasião, Jorge Guedes, agradeceu aos parlamentares que estiveram presentes e ressaltou o trabalho deles na Frencoop, que é a Frente Parlamentar do Cooperativismo. Esta trabalha para assegurar que os interesses das cooperativas sejam garantidos nas futuras leis do país
Já no painel Paraná Produtivo, foram apresentados os avanços da Região 3 do programa, com participação de Ulisses Maia e Fran Boni, além de membros do conselho gestor. Já o painel sobre Irrigação trouxe reflexões sobre os gargalos e benefícios da prática, com contribuições do secretário Márcio Nunes, Thássio Monteiro, representante da Cocamar e o produtor rural Marcelo Xavier. Estiveram presentes neste momento os integrantes do primeiro Polo de Irrigação do Paraná.
Durante o evento o secretário Márcio Nunes aproveitou a presenças dos prefeitos e realizou a assinatura de convênios.
O encerramento foi marcado pela leitura das 76 propostas recebidas que agora serão computadas e estudadas pela Uenor e Comafen e transformadas na carta aberta do Extremo Noroeste, e em breve será encaminhada aos governos.
“Tivemos mais de 70 propostas recebidas em 12 temas diferentes. Agora elas serão estudadas para selecionarmos o que será prioridade no momento”, ressaltou Guedes.
As conclusões do evento estarão disponíveis em breve no site http://www.uenor.org.br, e nas redes sociais da Uenor @uenor.pr
Fonte: Assessoria de Imprensa