Novo desafio
Conforme publicado na edição impressa do último final de semana, o Diário do Noroeste desencadeou uma série de mudanças visuais e de editoria. Hoje estreamos a coluna “Vale o Escrito”, um espaço para retratar fatos marcantes de Paranavaí, do Paraná e do Brasil. Além do fato, o espaço terá interpretação e procurará fugir de simples opinião. No entanto, pode ocorrer. Então, entrará em campo o leitor. Todos podem contribuir com sugestões e críticas. Inclusive, o espaço do leitor/assinante está aberto para visões divergentes, desde que dentro das boas práticas do jornalismo e da cidadania. Seja bem-vindo.
ExpoParanavaí
Em fevereiro tem Carnaval; em março tem exposição em Paranavaí.
-Não?
-Não. Não haverá a tradicional exposição agropecuária e industrial de Paranavaí no terceiro mês do ano. Muitos boatos e versões surgiram. Mas, a factível foi passada ao Diário do Noroeste por um integrante da Sociedade Rural do Noroeste do Paraná. Segundo essa fonte, a única razão para o adiamento da exposição é um problema com a agenda de shows, desenvolvida através de empresa terceirizada. Essa mesma fonte garante que o maior evento da região acontecerá no final de abril ou no começo de maio. Portanto, não haveria qualquer problema de ordem administrativa ou legal. Uma manifestação oficial da diretoria resolveria a demanda, descartando as versões mirabolantes que circulam por aí.
Eleições em Paranavaí. Quem manda?
Paranavaí tem sabidamente dois enxadristas da política em evidência nos tempos atuais. Um deles é o prefeito Carlos Henrique Rossato Gomes (Delegado KIQ), muito bem avaliado. O outro é o deputado federal Tião Medeiros, em igual condição, desfilando habilidade política e capacidade de aglutinar. Ambos, fenômenos, nunca perderam uma disputa eleitoral ao emprestarem seus nomes para a urna eletrônica. Mas… 2024 apresenta um cenário diferente, pois nenhum terá seu nome em apreciação direta. Serão, portanto, cabos eleitorais de luxo. O postulante ao cargo de prefeito de Paranavaí a partir de janeiro de 2025 larga na frente ao ser “ungido” pelos dois ou por um deles. A ver.
Convite da Academia de Letras
A Academia de Letras e Artes de Paranavaí – Alap – tem nova diretoria. Eleita em dezembro de 2023, a gestão preparou a posse para o dia 9 de março na Casa da Cultura, às 19 horas. Em sessão solene e pública, os diretores assumirão formalmente o desafio de seguir o trabalho dos fundadores e avançar na busca pela popularização da literatura e das artes nas mais variadas formas. Convite assinado pela nova presidente, professora Adriana Prado dos Santos.
Lula e a conversa atravessada
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou ao Brasil nesta segunda-feira depois de viagem ao continente africano. Enquanto voava de volta ao solo tupiniquim, deixou uma turbulência (pensada ou não) por comparar a resposta armada de Israel na faixa de Gaza ao maior desastre da história moderna da humanidade: o holocausto. O Grupo Hamas, “consensualmente” terrorista, controlava a Faixa de Gaza até os ataques covardes de 7 de outubro ao povo de Israel com mais de mil mortos, gerando a reação da poderosa máquina de guerra israelense com apoio das potências do ocidente. Lula não disse textualmente a palavra “holocausto”, mas citou Hitler, aquele que buscava a supremacia de uma pretensa raça pura. Não precisava.
Reações
A fala do presidente gerou reação imediata da comunidade judaica no Brasil e no Mundo. A Federação Israelita do Brasil, através do presidente Cláudio Lottemberg, foi muito firme e classificou a fala de inaceitável. O governo de Israel foi ainda mais incisivo e convocou o embaixador brasileiro para explicações, elegendo Lula como “persona no grata” no país. De “brinde”, Lula ganhou um pedido de impeachment protocolado ontem pela deputada Carla Zambelli (PL). Lula respondeu no mesmo tom e chamou o embaixador de volta ao Brasil. Quer saber detalhes, comum em relações diplomáticas. No final das contas, algumas verdades: Lula derrapou em alguma casca de banana; Israel não tem o direito de massacrar o povo palestino sob o argumento de capturar um grupo terrorista (Hamas), que fez atrocidades na infame invasão e na matança de 7 de outubro (2023); só haverá paz quando houver dignidade para todos os homens e mulheres. Por fim, o conflito interessa a quem quer manter o terror e também a quem precisa de apoio político para continuar no poder. É isso.
Paranavaienses na manifestação de Bolsonaro
Ontem surgiram informações de que alguns paranavaienses deverão participar da manifestação convocada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em defesa da democracia e do estado democrático e de direito. O evento acontece em São Paulo no próximo domingo (25). A política move paixões e a defesa do ponto de vista ideológico de cada um. Portanto, é normal que as pessoas se engajem na manutenção das suas bandeiras. Bolsonaro caminha sobre o fio da navalha por conta das investigações envolvendo a suposta tentativa de golpe de estado que teve seu ápice no controverso 8 de janeiro de 2023, quando manifestantes ocuparam a Praça dos Três Poderes em Brasília, depredando as sedes do Executivo, do Legislativo e do Judiciário.
*Adão Ribeiro é jornalista, editor-chefe do Diário do Noroeste, historiador pela Unespar e membro da Academia de Letras e Artes de Paranavaí. Assina a coluna de terça a sexta-feira