TERRA RICA
Ontem o prefeito de Terra Rica, Julio Leite, conversou com o Diário do Noroeste por telefone. Estava em Curitiba buscando recursos para a pavimentação da Estrada da Balsa. Trata-se de um investimento de R$ 30 milhões. O “sim” está na mesa do governador e deve sair, como informou o prefeito. É um percurso estratégico para a chamada Prainha do Garimpo, região em que há investimentos empresariais importantes. O objetivo de Julio Leite é que a viagem deixe tudo definido para que a obra possa ser licitada.
SUCESSOR DE JULIO
Julio Leite está completando o segundo mandato e muito bem avaliado. Por isso é considerado determinante na sucessão. O indicado larga, em tese, na frente. O prefeito confirmou que três vereadores pleiteiam o posto. Mas quem está bem posicionado é o secretário de Educação Alexsander Bruno Medeiros. Ele costura alianças e o apoio do prefeito é determinante. Me confidenciaram que já está sacramentado o apoio. A ver.
GHELEN COM O GOVERNADOR
O agroindustrial Mauricio Gehlen, pré-candidato a prefeito de Paranavaí, tinha reunião ontem com o governador Ratinho Júnior. Na pauta, certamente, a sucessão do prefeito Carlos Henrique Rossato Gomes, o delegado KIQ. Ligado ao PSD de Ratinho, Gehlen costura alianças para pavimentar o caminho da vitória. Não é segredo que seu ideal é ser prefeito de Paranavaí. Porém, tem mais gente no páreo.
JANELA PARTIDÁRIA
Por falar em política, começa nesta quinta-feira (7) a chamada janela eleitoral. A mágica do período é que todo vereador pode mudar de partido para concorrer em outubro sem perder o mandato, ou seja, sem fidelidade partidária. Em Paranavaí haverá mudanças. Pelo menos uma está confirmada. A vereadora Cida Gonçalves deve migrar do PDT para o PSD do governador Ratinho Júnior. Mesmo quem não tem mandato também vai buscar o melhor cainho para conquistar uma vaga na Câmara. Neste ano os postulantes têm um incentivo extra: a ampliação do número de cadeiras de 10 para 15. E lá vamos nós.
DEFESA DAS MULHERES
Aprovada em segunda discussão a lei que determina medidas de auxílio às mulheres que se sintam em situação de risco em restaurantes, casas noturnas e bares de Paranavaí. Uma medida inteligente, mas que funciona apenas se houver compromisso da comunidade. Em outras palavras: a lei, uma vez sancionada, deve ser abraçada por todos e todas, sob pena de virar lei que não pega. Torço que tenhamos sabedoria para fazer valer o escrito.
QUER FUMACÊ
Dengue é o maior problema de saúde pública no Brasil atualmente. Com mais de um milhão de casos e 250 mortes em 2024, a dengue assusta também em Paranavaí. Por isso, o vereador Josival Moreira apresentou requerimento para saber quando o fumacê, aquele caminhão que espalha inseticida para matar o mosquito da dengue (Aedes Aegypti), chegará aos distritos paranavaienses. Uma boa provocação, já que neste cenário de epidemia não tem certo ou errado, tem preocupação. Todos estamos preocupados.