(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

SOCIAL

130 municípios são aprovados para adesão aos projetos Família na Escola, Reconecte e Famílias Fortes

O Diário Oficial da União (DOU) traz, na edição desta terça-feira (23), os resultados preliminares dos editais de Chamamento Público nº 02/2022 e nº 03/2022, com as listas dos municípios brasileiros aprovados para adesão aos projetos Família na Escola e Reconecte (27 habilitados) e Famílias Fortes (103 habilitados). Os três projetos são gerenciados pela Secretaria Nacional da Família (SNF), vinculada ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH).

De acordo com a secretária nacional da Família, Angela Gandra, as adesões dos municípios aos referidos projetos são ferramentas fundamentais para que a política pública alcance mais famílias. “Temos percebido resultados surpreendentes não somente em relação à promoção de hábitos positivos, mas principalmente quando acontecem transformações na comunicação e na troca de afetos dentro nos lares. Isso, por sua vez, aumenta o bem-estar físico e emocional de cada um dos membros familiares, evitando sofrimento e também gastos desnecessários, tanto públicos quanto privados”, comentou a gestora.

Resultado preliminar do Chamamento Público nº 02/2022 – Projeto Reconecte e Projeto-piloto Família na Escola

 

Resultado preliminar do Chamamento Público nº 03/2022 – Projeto Famílias Fortes – O Famílias Fortes é uma metodologia de prevenção de comportamentos de risco destinado a famílias com filhos de 10 a 14 anos por meio do fortalecimento dos vínculos familiares e do desenvolvimento de habilidades sociais.

As atividades do Famílias Fortes ocorrem em dois momentos. No primeiro, os pais e responsáveis se reúnem em uma sala e os filhos em outra. Os adultos são ensinados a esclarecer as expectativas com base nas normas de desenvolvimento de crianças e adolescentes, a usar práticas disciplinares apropriadas, a gerenciar emoções e a se comunicar de maneira eficaz.

Já os filhos aprendem habilidades para a interação pessoal e social, como ter metas que deem sentido à vida, seguir regras, reconhecer as dificuldades e qualidades dos pais, lidar com a pressão dos amigos, saber identificar modelos positivos e ajudar os outros.

Na segunda hora do encontro, pais e filhos se reúnem numa mesma sala onde praticam as habilidades que aprenderam. Eles trabalham na resolução de conflitos e se envolvem em atividades para aumentar a coesão familiar e o envolvimento positivo dos filhos na família.

Para a condução dos encontros, os facilitadores dispõem de um manual com detalhes de todas as atividades e de vídeos que abordam os temas a serem trabalhados com as famílias. O objetivo geral é o bem-estar dos membros da família a partir do fortalecimento de seus vínculos e do desenvolvimento de habilidades parentais e sociais.

 

Família na Escola – O projeto-piloto Família na Escola busca incentivar a parceria entre a família e a escola por meio de ações conjuntas de formação das habilidades parentais, de incentivo ao acompanhamento das atividades escolares dos filhos e de garantia dos direitos da criança, com foco no fortalecimento dos vínculos e no desenvolvimento integral da criança.

São quatro módulos a serem apresentados aos pais das crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental: direitos e deveres da família na educação das crianças e o lar como primeiro espaço educativo; marcos do desenvolvimento da criança e o papel da família; interação entre família e escola; e o papel da família na educação da inteligência, da vontade e da afetividade: aspectos essenciais do desenvolvimento integral da criança.

 

Reconecte – O Reconecte visa a fortalecer vínculos familiares por meio do uso saudável das novas tecnologias, tendo como intuito o fornecimento de um acesso mais amplo ao conhecimento científico às famílias e à população em geral, a respeito do uso de recursos tecnológicos de maneira inteligente e da abordagem de aspectos sociais, educacionais e de saúde física e psíquica.

Compartilhe: