Igor Mateus – Da Redação
Centenas de famílias tiveram o sonho realizado nesta quinta-feira (27) em Paraíso do Norte com a entrega de 147 moradias do programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, em parceria com a Cohapar – Companhia de Habitação do Paraná, por meio do programa Casa Fácil. As casas estão localizadas no Residencial I e, de acordo com o prefeito Beto Vizzotto, outras 125 unidades serão construídas ao lado, no Residencial II.
“Com a entrega realizada aqui hoje (147), além das que serão construídas no Residencial II (125), mais outras 50 moradias que vão ser destinadas especificamente para pessoas que ganham até dois salários mínimos como renda familiar, vamos praticamente zerar a fila de espera por casas em Paraíso do Norte”, comemorou Vizzotto ao lado do governador em exercício do Paraná Darci Piana.
A estrutura das casas e o espaço amplo do terreno chamaram a atenção das pessoas ali presentes. Além de não serem moradias conjugadas, ou seja, ligadas umas às outras e que dividem de maneira proporcional o mesmo lote, cada uma tem um quintal amplo para a construção de edícula e garagem.
O presidente da Cohapar, Jorge Lange, afirmou ao Diário que esse modelo depende do espaço que o município oferece. “Neste caso a Prefeitura fez a doação de um grande terreno e isso possibilitou que a construtora conseguisse fazer casas de bom tamanho, deixando o espaço para ampliação com a construção de garagem e edícula. Com certeza melhora a qualidade de vida”, afirmou.
Josiane Lourençoni tem 37 anos e está à espera de João Miguel. Ela também tem a outra filha, Maria Eduarda de 13 anos. Com sorriso no rosto e emocionada, comenta sobre o sonho realizado.
“Penso na casa própria há uns 20 anos, nunca desisti. Graças a Deus consegui, estou realizada. Já imagino como vou mobiliar a minha casa, como serão os quartos, a sala, enfim, é uma emoção muito grande”, conta.
As moradias foram financiadas pela Caixa Econômica Federal. O governo do estado entrou com o subsídio da entrada do valor total, de até R$ 15 mil reais para cada família.
As casas possuem modelo arquitetônico padrão de 51,40 metros quadrados com dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. Elas estão localizadas em um bairro planejado que conta com toda a infraestrutura urbana, incluindo pavimentação asfáltica, calçamento com acessibilidade, paisagismo, redes de eletricidade, água, esgoto e sistema de drenagem de água da chuva.