(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Nova unidade permitirá ampliar o número de cirurgias eletivas de 150 para 550 por mês
Foto: Arquivo DN
Nova unidade permitirá ampliar o número de cirurgias eletivas de 150 para 550 por mês Foto: Arquivo DN

PARANAVAÍ

Equipe da Santa Casa estrutura formato de atendimento da Unidade Morumbi

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com.br

Ainda não há data prevista para o início das atividades na Unidade Morumbi da Santa Casa de Paranavaí, mas a equipe do hospital já está estruturando o formato de atendimento. De acordo com o diretor-geral Héracles Alencar Arrais, um dos assuntos em discussão é a distribuição das cirurgias eletivas entre os municípios. Parte dos procedimentos será custeada pelo Governo do Estado e o restante partirá das prefeituras do Noroeste do Paraná, por intermédio do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS/Amunpar).

No final de novembro, o governador Carlos Massa Ratinho Júnior e o chefe da Casa Civil Guto Silva conversaram sobre o assunto com o prefeito de Paranavaí, Carlos Henrique Rossato Gomes (KIQ), o deputado estadual Tião Medeiros e o presidente da Câmara Leônidas Fávero Neto. Sobre o encontro, o parlamentar informou ao Diário do Noroeste que a expectativa é que o convênio entre o Governo do Estado e a Santa Casa seja assinado até a próxima quarta-feira (15). A abertura seria, então, no início de 2022.

De acordo com o diretor-geral do hospital, após a formalização do contrato serão necessários 60 dias para a instalação dos equipamentos, adquiridos com recursos do Governo do Estado em 2019. As empresas que prestam os serviços costumam ter férias coletivas entre Natal e Ano Novo, o que pode retardar o processo. Mesmo assim, garantiu Arrais, “vamos fazer de tudo para antecipar”.

No prazo de dois meses, a Santa Casa também deverá concluir o processo de contratação e treinamento dos profissionais. A seleção está em andamento, feita por uma empresa especializada na área. Segundo Arrais, a efetivação da nova equipe e a instalação dos equipamentos só serão possíveis depois da assinatura do convênio com o Governo do Estado.

Cirurgias eletivas – Um dos principais problemas da rede pública de saúde é o longo período de espera por cirurgias eletivas. Atualmente, a Santa Casa de Paranavaí oferece 150 procedimentos por mês, divididos entre os municípios do Noroeste do Estado. A expectativa é que a abertura da nova unidade hospitalar torne possível ampliar para 550. As especialidades com maior demanda são ortopedia, urologia, ginecologia e obstetrícia, otorrino e cirurgia geral.

Após assinatura do convênio, serão aproximadamente 60 dias para instalação de equipamentos e efetivo funcionamento
Foto: Arquivo DN
Compartilhe: