A última semana marcou o início da temporada de pesca em todo o território paranaense, findando o período da piracema. Isso fez com que centenas de pescadores invadissem os rios do Noroeste paranaense. Municípios como Porto Rico, São Pedro do Paraná, Querência do Norte, Marilena e Jardim Olinda receberam inúmeros visitantes ávidos por retornarem à pesca.
Não era incomum ver imagens de dezenas de barcos emparelhados no rio. Uma verdadeira disputa por espaço e peixes. Mesmo com a cheia dos rios em decorrência das fortes chuvas recentes e também pela abertura das comportas da Usinas, os pescadores não encontraram dificuldades adicionais e celebraram o primeiro final de semana de pesca.
A Piracema, período de defeso reservado à reprodução dos peixes, terminou na terça-feira passada e, a partir da quarta-feira, dia primeiro de março, começou a temporada de pesca 2023. Na Piracema, os cardumes sobem os rios em direção às cabeceiras onde ocorre a desova e a reprodução dos peixes com qualidade. Esse percurso é longo e cheio de contratempos – como cachoeiras, corredeiras – o que faz com que os peixes protagonizem cenas incríveis, com saltos e muito barulho. Vendo isso, os indígenas chamaram o fenômeno de pira (peixe) cema (subida, saída).
“Estive juntamente com os departamentos de Cultura e Esporte, Turismo e Meio Ambiente, Agricultura e Desenvolvimento Rural, nutricionista, presidente da Associação de Pescadores, dentre outros, recepcionando os pescadores na Rampa Náutica do nosso município, onde foi entregue um kit de boas-vindas para cada pescador. Quero agradecer o trabalho de todos os envolvidos, desejar uma ótima temporada de pesca a todos os pescadores do nosso município e turistas. Que pesquem de maneira consciente e respeitando o regulamento e preservando a natureza”, declarou a prefeita de Jardim Olinda, Professora Lucimar.
“Essa é uma época do ano muito esperada por todos. Recentemente passamos por muitas dificuldades em nosso município em decorrência das fortes chuvas, com alagamentos e diversos transtornos. Mas estamos correndo contra o tempo para normalizarmos todas as coisas e recebermos com excelência nossos turistas”, declarou o prefeito de Porto Rico, Álvaro der Freitas Netto – Arapongas.