(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

FIM DA PIRACEMA

1ª semana de pesca aberta movimentou rios do Noroeste

A última semana marcou o início da temporada de pesca em todo o território paranaense, findando o período da piracema. Isso fez com que centenas de pescadores invadissem os rios do Noroeste paranaense. Municípios como Porto Rico, São Pedro do Paraná, Querência do Norte, Marilena e Jardim Olinda receberam inúmeros visitantes ávidos por retornarem à pesca.

Não era incomum ver imagens de dezenas de barcos emparelhados no rio. Uma verdadeira disputa por espaço e peixes. Mesmo com a cheia dos rios em decorrência das fortes chuvas recentes e também pela abertura das comportas da Usinas, os pescadores não encontraram dificuldades adicionais e celebraram o primeiro final de semana de pesca.

A Piracema, período de defeso reservado à reprodução dos peixes, terminou na terça-feira passada e, a partir da quarta-feira, dia primeiro de março, começou a temporada de pesca 2023. Na Piracema, os cardumes sobem os rios em direção às cabeceiras onde ocorre a desova e a reprodução dos peixes com qualidade. Esse percurso é longo e cheio de contratempos – como cachoeiras, corredeiras – o que faz com que os peixes protagonizem cenas incríveis, com saltos e muito barulho. Vendo isso, os indígenas chamaram o fenômeno de pira (peixe) cema (subida, saída).

“Estive juntamente com os departamentos de Cultura e Esporte, Turismo e Meio Ambiente, Agricultura e Desenvolvimento Rural, nutricionista, presidente da Associação de Pescadores, dentre outros, recepcionando os pescadores na Rampa Náutica do nosso município, onde foi entregue um kit de boas-vindas para cada pescador. Quero agradecer o trabalho de todos os envolvidos, desejar uma ótima temporada de pesca a todos os pescadores do nosso município e turistas. Que pesquem de maneira consciente e respeitando o regulamento e preservando a natureza”, declarou a prefeita de Jardim Olinda, Professora Lucimar.

“Essa é uma época do ano muito esperada por todos. Recentemente passamos por muitas dificuldades em nosso município em decorrência das fortes chuvas, com alagamentos e diversos transtornos. Mas estamos correndo contra o tempo para normalizarmos todas as coisas e recebermos com excelência nossos turistas”, declarou o prefeito de Porto Rico, Álvaro der Freitas Netto – Arapongas.

Pescadores voltaram ao lazer no Rio Paraná
Muitos já exibem o resultado da pescaria
Compartilhe: