Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
População pode participar da nova pesquisa Foto: AEN

CIDADANIA

Fazenda lança pesquisa para população ajudar a definir o Orçamento de 2027

Pesquisa vai identificar as áreas e programas que devem ser prioridade para o próximo ano. As respostas servirão de base para a formulação do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) que deverá ser entregue à Assembleia Legislativa até abril.

Paranaenses de todas as regiões do Estado poderão ajudar a construir o orçamento de 2027 com apenas alguns cliques. A Secretaria da Fazenda (Sefa) lançou nesta segunda-feira (9) a mais nova edição da pesquisa cidadã que vai identificar as áreas e programas que devem ser prioridade para o próximo ano. As respostas servirão de base para a formulação do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) que deverá ser entregue à Assembleia Legislativa até abril.

Para isso, a Sefa lançou um formulário online no qual todo cidadão paranaense pode elencar suas prioridades. As sugestões poderão ser enviadas até o dia 24 de fevereiro.

Essa é a segunda vez que a pasta realiza esse tipo de consulta popular. Em 2025, foram coletadas mais de 2.000 respostas que ajudaram a nortear a LDO 2026. Para este ano, o objetivo é ampliar a participação para ter uma visão ainda mais clara das prioridades da sociedade paranaense.

É o que aponta o secretário da Fazenda, Norberto Ortigara, que ressalta a importância desse tipo de iniciativa. “A pesquisa do ano passado foi um sucesso e mostrou como a tecnologia é uma poderosa aliada para fazer com que o cidadão se faça ouvir. Por isso, queremos repetir a dose”, explica. “Queremos que mais paranaenses indiquem suas prioridades para que possamos construir um orçamento que atenda às necessidades reais da população”.

Segundo Ortigara, a pesquisa dá muito mais transparência para as ações do Estado e permite que o paranaense exerça sua cidadania de forma direta. “É a oportunidade de que moradores de todas as cidades, do interior à Capital, apontem o caminho que o Paraná deve seguir”, completa.

Eixos temáticos

Como o próprio nome indica, o PLDO delimita as metas e prioridades do Poder Executivo para o próximo ano fiscal e serve como guia para a elaboração do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA). Desse modo, a participação popular é fundamental, pois é o momento para que o cidadão aponte aquilo que considera prioritário. 

Para isso, o formulário se debruça sobre cinco eixos estratégicos: Eficiência Administrativa; Infraestrutura e Mobilidade; Desenvolvimento Econômico Sustentável; Inclusão Social, Direitos Humanos e Cidadania; e Direitos Básicos e Bem-Estar. Em cada um deles, os participantes poderão escolher as opções que acham mais relevantes para o desenvolvimento do Estado, além de poder fazer outras sugestões relacionadas. 

“Um dos desafios que temos com a pesquisa deste ano é alcançar a população de diferentes regiões para termos uma visão bastante plural daquilo que o paranaense considera prioridade”, afirma o diretor do Orçamento Estadual, Tadeu Cavalcante. “Tivemos uma experiência muito positiva no ano passado e, por isso mesmo, queremos ampliá-la. Quanto mais resposta tivermos, melhor é o resultado final”.

Próximos passos 

A consulta online é uma forma de ampliar a participação popular na construção da PLDO, mas não substitui as demais etapas que tradicionalmente ocorrem na elaboração do projeto de lei. Prova disso é que a Secretaria da Fazenda ainda realizará uma audiência pública para retomar a discussão sobre a composição do orçamento de 2027.

Compartilhe: