Laís Morais (Agência E-Fuse)
Em 1990, às margens da PR-492, em Tamboara, nasceu a Podium Alimentos fundada por Ivo Pierin e seus filhos Ivo Pierin Júnior e Paulo Sérgio Pierin. Das raízes daquele solo brotaram outras. Não apenas das gerações da família Pierin, mas também das pessoas que ajudaram a construir essa trajetória. Hoje, essas são as bases que sustentam a evolução da empresa que agora apresenta-se como Podium Amidos Modificados.
Ano após ano, o trabalho dedicado foi abrindo caminhos e dando origem a novas conquistas. A empresa investiu em tecnologia e capacitação, modernizando os processos sem perder o vínculo com suas origens. A grande virada foi em 1994, quando a Podium iniciou uma revolução silenciosa no Paraná: a produção de amidos específicos para pão de queijo, ideia proposta por Maurício Gehlen. Então, o pão de queijo que ainda era símbolo exclusivo de Minas Gerais ganhou o mundo. Hoje, o estado que antes dominava esse mercado, é um dos principais clientes da Podium.
Para alcançar a consolidação, a Podium foi guiada pelos valores da família Pierin — valores que não se firmaram apenas no setor industrial, mas também encontraram eco na comunidade. Ao longo dos anos, a Podium consolidou seu papel como agente de transformação social, apoiando iniciativas que valorizam o esporte, a educação e o bem-estar, e segue investindo em oportunidades que transformam vidas, assim como o mercado em que atua.

Um exemplo dessa transformação é a história de Estéphene Germain, do Haiti, que veio para o Brasil em 2014 e passou a integrar a equipe da Podium em 2016. Para recomeçar em terras brasileiras, precisou deixar parte da família para trás. “A Podium mudou a minha vida e falo isso de coração. Quando entrei na empresa comecei a trabalhar triste, porque deixei meus filhos no Haiti. Houve uma comoção entre os colaboradores e a Podium, conseguiram os recursos e trouxemos as crianças para o Brasil. Se hoje eu trabalho feliz, é porque a Podium fez isso por mim. Fui o primeiro haitiano a entrar aqui e atualmente já somos seis”, relembra.

Comemoração– Na última quinta-feira (15), a Podium completou 35 anos sendo sinônimo de excelência e inovação. Para comemorar o novo ciclo, a empresa atualizou a identidade visual e adotou um nome fantasia diferente. De Podium Alimentos para Podium Amidos Modificados. A mudança deseja comunicar com mais precisão a essência da empresa e o foco do trabalho: a produção de amidos modificados com alto padrão de qualidade, tecnologia e inovação.
Para celebrar a data, a Podium também reuniu seus mais de 300 colaboradores em uma festa especial repleta de música, boa comida e momentos de descontração. O evento foi marcado por homenagens emocionantes que relembraram os primeiros passos de Ivo Pierin e sua família, reforçando um legado que permanece vivo no dia a dia da empresa. Mais do que uma comemoração, a festa foi um gesto de gratidão: um reconhecimento a cada colaborador, que sustenta e faz parte dessa história de crescimento.

“Desde o primeiro momento que começamos a construir a fecularia, só tenho uma palavra para expressar tudo o que aconteceu nesse tempo: gratidão. Gratidão a todas as pessoas que por aqui passaram, que fizeram parte da construção e da história da Podium. Algumas já se foram, outras estão conosco desde o início. Cada um fez — e continua fazendo — a sua parte. Tudo o que aconteceu é fruto do envolvimento, trabalho e comprometimento dessas pessoas, se não fosse por elas não estaríamos aqui. Deus sempre nos abençoou como grupo e família, dando suporte a todos os nossos sonhos”, agradece Ivo Pierin Júnior.

A Podium nasceu de uma família e continua sendo, essencialmente, uma empresa familiar. Essa essência está presente em cada decisão, em cada relacionamento construído ao longo dos anos. O cuidado, o respeito e o olhar humano que marcaram o início dessa história seguem norteando o cotidiano da empresa, transformando tradição em propósito e empresa em casa.
