(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
36 idosos cursam diferentes cursos de graduação na Unespar -
Foto: UNESPAR
36 idosos cursam diferentes cursos de graduação na Unespar - Foto: UNESPAR

ENSINO SUPERIOR

36 idosos cursam diferentes cursos de graduação na Unespar

O número não é tão significativo, são apenas 36 idosos, com idade entre 60 e 75 anos, fazendo um curso de graduação distribuídos pelos sete câmpus da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Por outro lado, a cada ano, mesmo que de forma tímida, esse número aumenta. Em 2018, havia 21 idosos matriculados. Em 2019 eram 20. Desde então houve evolução: em 2020 esse número cresceu para 23 idosos, em 2021 para 29 e em 2022 para os atuais 36 estudantes.

O grupo de idosos representa 0,4% do total de alunos matriculados em cursos de graduação da Unespar. Entre os longevos, o gênero feminino é maioria. São 20 mulheres e 16 homens.

Eles estão matriculados nos cursos de Museologia de Curitiba I/Embap (cinco estudantes), História de Paranaguá (quatro), Artes Visuais de Curitiba I/Embap e Curitiba II/FAP (quatro), Música de Curitiba II/FAP (três), Matemática de Paranavaí e Paranaguá (três), Serviço Social de Apucarana (dois), Administração de Paranaguá e Apucarana (dois), Engenharia de Produção de Paranaguá (dois), Direito de Paranavaí (dois), Letras de União da Vitória e Paranaguá (dois), Musicoterapia de Curitiba II/FAP (um), Pedagogia de Paranaguá (um), Filosofia de União da Vitória (um), Turismo e Negócios de Apucarana (um), Canto de Curitiba I/Embap (um), Teatro de Curitiba II/FAP (um) e Escultura de Curitiba I/Embap (um).

São várias portas de entrada para os idosos concorrerem a uma vaga na universidade. A maioria (25) ingressou pela aprovação no vestibular regular, sete entraram ocupando vagas remanescentes, três com nota do Enem e um deles entrou selecionado em vagas próprias especiais.

O coordenador do Programa Unespar 60+, que reúne projetos voltados à pessoa idosa, professor Sebastião Cavalcanti, entende que o/a idoso/a encontra na universidade o espaço para troca de experiências e para compartilhar novos conhecimentos. “São espaços muitas vezes desafiadores, mas com dedicação e esforço eles vencem as dificuldades e inspiram a nossa comunidade acadêmica”, assegura.

Ciente do aumento da expectativa de vida e defendendo a importância de oferecer um espaço que absorva idosos, o professor espera que cada vez mais a Unespar abra espaço para a participação da pessoa idosa e também para inclusão do tema “pessoa idosa” nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. “As histórias de vida dos estudantes da melhor idade se completam com as dos demais e contribuem para a construção de novas histórias”, disse.

EXTENSÃO – A Unespar também oferece projetos de extensão à comunidade, incluídos os idosos. A universidade tem cursos voltados a quem tem mais de 60 anos, com uma proposta diferenciada de atendimento às principais demandas dessa faixa etária nas mais diferentes áreas. Todos integram o Programa Unespar 60+. São eles:

Faculdade da Terceira Idade (FATI) – câmpus de União da Vitória.

Universidade Aberta à Pessoa Idosa (UAPI) – câmpus de Curitiba II/FAP | Mais informações: uapi.curitiba2@unespar.edu.br.

Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI) e UNATI/Litoral (Pontal do Paraná) – câmpus de Paranaguá | Informações AQUI.

Universidade Aberta à Pessoa Idosa (UNAPI) – câmpus de Paranavaí | Mais informações: maria.costa@unespar.edu.br.

Faculdade Aberta da Terceira Idade (FATI) – câmpus de União da Vitória | Mais informações: (42) 3903-3808.

Centro de Apoio do Desenvolvimento dos Idosos (CADI) – câmpus de Campo Mourão | Mais informações: divania.rodrigues@unespar.edu.br.

 

FONTE: Agência Estadual de Notícias

Compartilhe: