O amor está no ar: o Dia dos Namorados promete movimentar o comércio. Sondagem realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) e pelo Sebrae/PR revela que 39,4% dos paranaenses pretendem presentear no próximo dia 12 de junho. Contudo, 43,4% não vão comprar nada e 17,2% estão indecisos.
O principal motivo alegado por quem vai passar a data sem presentes é não ter um namorado(a) ou companheiro(a), com 34,5% das respostas. Outros 20,7% dizem não comemorar a data e 18,6% simplesmente preferem não gastar, sem motivo específico. Apenas 11,7% mencionaram a situação financeira ou o desemprego como impedimento.
O coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt, avalia que a data continua sendo uma oportunidade relevante para o varejo paranaense. “O comércio de rua mantém sua força no Paraná, sendo o local preferido para aquisição dos presentes no Dia dos Namorados, superando o comércio eletrônico. Pela projeção, roupas, bolsas e calçados serão os itens mais presenteados. As aquisições à vista serão as formas mais utilizadas de pagamento, sendo que a qualidade do produto é o fator preponderante para decidir a compra. Espera-se uma grande movimentação nas lojas e shoppings de todo o estado para a compra de presentes, principalmente na semana que antecede a comemoração”, pontua.

A coordenadora de Comércio e Serviços do Sebrae/PR, Suelen Pedroso, destaca que é importante gerar valor e pensar no comportamento dos consumidores. “Datas sazonais não devem ser tratadas como ações pontuais, e sim como parte de uma estratégia comercial contínua. Esses períodos concentram picos de consumo, mas também oferecem oportunidades para ampliar o relacionamento com o cliente, reforçar o posicionamento da marca e gerar recorrência nas vendas”, comenta.
As mulheres estão menos propensas a comprar presentes para o namorado: metade delas (50,4%) não pretende comprar presentes neste Dia dos Namorados, enquanto 35% afirmaram que vão presentear e 14,6% ainda estão em dúvida. Já entre os homens, 43,9% demonstram intenção de compra, superando o percentual feminino, enquanto 36,5% não pretendem gastar e 19,6% permanecem indecisos.
Regiões – A região Leste (44%) e a região Sul (43,2%) seguem de perto. Já nas demais regiões, o percentual é um pouco mais tímido: Noroeste (37,8%), Norte (37,2%), Centro (35,8%) e Oeste (32,9%).
A principal escolha para agradar a pessoa amada serão roupas, bolsas e calçados, escolhidos por 46% dos paranaenses. Em seguida estão perfumes e cosméticos (24,5%) e joias, bijuterias e outros acessórios (13,8%).
Quando questionados sobre o que gostariam de receber, a maioria dos entrevistados, com 50,1%, respondeu que prefere ser surpreendida. Ainda assim, há algumas diferenças de preferências entre os gêneros: as mulheres manifestam maior predileção para itens de vestuário (21%), perfumes (9,1%), joias (7,5%) e viagem romântica (6,5%). Já os homens também têm preferência por roupas e calçados (13,6%) e perfumes (9,8%), mas demonstram interesse por eletroeletrônicos (8,5%) e viagens (6,8%).
Valor do presente
O tíquete médio este ano será de R$ 197,53, sendo que o gasto médio dos homens será maior, de R$ 213,96, enquanto o tíquete feminino será de R$ 176,81.