(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Números mostram que a maioria dos paranaenses quer presentear nesta data especial
Números mostram que a maioria dos paranaenses quer presentear nesta data especial

O AMOR ESTÁ NO AR

39,4% dos paranaenses vão às compras neste Dia dos Namorados

O amor está no ar: o Dia dos Namorados promete movimentar o comércio. Sondagem realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) e pelo Sebrae/PR revela que 39,4% dos paranaenses pretendem presentear no próximo dia 12 de junho. Contudo, 43,4% não vão comprar nada e 17,2% estão indecisos.

O principal motivo alegado por quem vai passar a data sem presentes é não ter um namorado(a) ou companheiro(a), com 34,5% das respostas. Outros 20,7% dizem não comemorar a data e 18,6% simplesmente preferem não gastar, sem motivo específico. Apenas 11,7% mencionaram a situação financeira ou o desemprego como impedimento.

O coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt, avalia que a data continua sendo uma oportunidade relevante para o varejo paranaense. “O comércio de rua mantém sua força no Paraná, sendo o local preferido para aquisição dos presentes no Dia dos Namorados, superando o comércio eletrônico. Pela projeção, roupas, bolsas e calçados serão os itens mais presenteados. As aquisições à vista serão as formas mais utilizadas de pagamento, sendo que a qualidade do produto é o fator preponderante para decidir a compra. Espera-se uma grande movimentação nas lojas e shoppings de todo o estado para a compra de presentes, principalmente na semana que antecede a comemoração”, pontua.

Números mostram que a maioria dos paranaenses quer presentear nesta data especial. Foto: FecomércioSP

A coordenadora de Comércio e Serviços do Sebrae/PR, Suelen Pedroso, destaca que é importante gerar valor e pensar no comportamento dos consumidores. “Datas sazonais não devem ser tratadas como ações pontuais, e sim como parte de uma estratégia comercial contínua. Esses períodos concentram picos de consumo, mas também oferecem oportunidades para ampliar o relacionamento com o cliente, reforçar o posicionamento da marca e gerar recorrência nas vendas”, comenta.

As mulheres estão menos propensas a comprar presentes para o namorado: metade delas (50,4%) não pretende comprar presentes neste Dia dos Namorados, enquanto 35% afirmaram que vão presentear e 14,6% ainda estão em dúvida. Já entre os homens, 43,9% demonstram intenção de compra, superando o percentual feminino, enquanto 36,5% não pretendem gastar e 19,6% permanecem indecisos.

Regiões – A região Leste (44%) e a região Sul (43,2%) seguem de perto. Já nas demais regiões, o percentual é um pouco mais tímido: Noroeste (37,8%), Norte (37,2%), Centro (35,8%) e Oeste (32,9%).

A principal escolha para agradar a pessoa amada serão roupas, bolsas e calçados, escolhidos por 46% dos paranaenses. Em seguida estão perfumes e cosméticos (24,5%) e joias, bijuterias e outros acessórios (13,8%).

Quando questionados sobre o que gostariam de receber, a maioria dos entrevistados, com 50,1%, respondeu que prefere ser surpreendida. Ainda assim, há algumas diferenças de preferências entre os gêneros: as mulheres manifestam maior predileção para itens de vestuário (21%), perfumes (9,1%), joias (7,5%) e viagem romântica (6,5%). Já os homens também têm preferência por roupas e calçados (13,6%) e perfumes (9,8%), mas demonstram interesse por eletroeletrônicos (8,5%) e viagens (6,8%).

Valor do presente

O tíquete médio este ano será de R$ 197,53, sendo que o gasto médio dos homens será maior, de R$ 213,96, enquanto o tíquete feminino será de R$ 176,81.

Compartilhe: