Cibele Chacon com AEN
Dados do Vacinômetro Nacional do Ministério da Saúde mostram que até esta segunda-feira (8) Paranavaí vacinou 4.638 pessoas contra a gripe. A campanha de combate à Influenza começou no dia 25 de março e a meta é aumentar esse número no Dia D de mobilização nacional será no próximo sábado (13).
O município com maior cobertura vacinal para a Influenza no Paraná é da região de Paranavaí. São Pedro do Paraná registra 31,65% de vacinação da população-alvo.
Almirante Tamandaré, Ângulo, Boa Esperança, Boa Esperança do Iguaçu, Campo Magro, Floraí, Leópolis, Nova Cantu, Nova Santa Bárbara, Palmital, Pranchita, São Jerônimo da Serra, Sertanópolis, Tupãssi e Uraí ainda não registraram nenhuma dose aplicada, segundo o sistema nacional.
GRUPOS PRIORITÁRIOS – Estão elencados como grupos prioritários as crianças de seis meses a menores de seis anos; crianças indígenas de seis meses a menores de nove anos; trabalhadores da saúde; gestantes; puérperas; professores dos ensinos básico e superior; povos indígenas; pessoas com mais de 60 anos.
Também compõem grupos prioritários pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e de salvamento; profissionais das forças armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso); trabalhadores portuários.
Fazem parte, ainda, funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).
Cada município define sua estratégia de vacinação, dentro dos grupos prioritários, podendo realizar chamamentos específicos, considerando o número de doses disponíveis.