Evento reforçou a importância do manejo de pastagens e da suplementação alimentar de inverno para o aumento da produtividade e a sustentabilidade na pecuária da região
Cibele Chacon
Da redação
Nova Aliança do Ivaí realizou, no último sábado (10), a 4ª edição do Encontro de Pecuaristas, um evento que tem ganhado cada vez mais relevância no calendário agropecuário do Noroeste do Paraná. Reunindo produtores rurais, especialistas e autoridades, o encontro teve como foco o fortalecimento da atividade pecuária por meio da difusão de conhecimentos sobre espécies forrageiras, manejo de pastagens e tratos culturais voltados à alimentação do rebanho bovino durante o período de inverno.
Fique por dentro de tudo o que acontece em Paranavaí e região! Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do Diário do Noroeste.
O município, que atualmente conta com um rebanho de 11.928 cabeças de gado, segundo dados da Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná), destaca-se como um dos pilares da agropecuária local. Inserido em uma região estratégica, Nova Aliança do Ivaí faz parte do Noroeste paranaense, que abriga cerca de 28% do rebanho bovino do estado, o equivalente a 2,4 milhões de cabeças, conforme informações da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná (SEAB).

Importância – O prefeito Ulisses de Souza destacou que a iniciativa começou de forma modesta, voltada apenas aos produtores locais, mas hoje já extrapola os limites do município. “Começou pequeno, só com os produtores de Nova Aliança. Trazíamos palestrantes para falar de pastagem e silagem no início do inverno. Hoje já é o quarto encontro e conseguimos atrair participantes de municípios vizinhos. A troca de conhecimento tem ajudado os produtores a melhorarem a produção e a renda familiar. Isso é motivo de orgulho para todos nós”, afirmou.
O evento contou com o apoio da Adapar, da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado do Paraná, da Câmara de Vereadores e parceiros da região. O número crescente de patrocinadores também foi celebrado pela organização, com estandes de tratores, automóveis, instituições financeiras e empresas do setor agropecuário compondo a estrutura do evento.
Representando a Adapar, o médico-veterinário Eduardo Ramada ressaltou a importância do evento para a pecuária regional. “O encontro tomou uma dimensão maior e está atendendo também os pecuaristas da região. Aproveitamos para fazer o lançamento da Campanha de Atualização do Rebanho no estado do Paraná, além de palestras técnicas sobre suplementação alimentar de inverno, produção de forrageiras e silagens. É fundamental que o produtor se programe para garantir a nutrição adequada do rebanho nesse período”, explicou.
Com palestras técnicas, troca de experiências e fortalecimento da rede de apoio ao pecuarista, o 4º Encontro de Pecuaristas de Nova Aliança do Ivaí se consolida como uma vitrine de boas práticas na produção zootécnica, com foco na sustentabilidade, eficiência produtiva e integração regional. “As pessoas de municípios vizinhos vêm para cá e levam o conhecimento para as suas cidades”, afirma o prefeito.