Uma pesquisa da Ademicon, maior administradora independente de consórcio do Brasil em créditos ativos e no top 5 entre todos os players do segmento, realizada em parceria com o Instituto QualiBest, pioneiro em pesquisas online do país, mostrou que 68% dos brasileiros se dizem confiantes sobre a melhoria de suas finanças pessoais.
O estudo foi feito entre novembro e dezembro de 2022 e ouviu 880 pessoas com o objetivo de oferecer subsídios para entender o comportamento do brasileiro no que se refere ao planejamento financeiro e sua visão sobre modalidades de consórcio. A amostra inclui dados coletados de entrevistados da faixa etária a partir de 18 anos, das classes A, B e C, em todos os gêneros e regiões do país.
“O resultado da pesquisa é extremamente positivo, pois revela que mais da metade da amostra (68%) se diz confiante sobre a melhoria de suas finanças pessoais, mostrando que os brasileiros se mantêm otimistas, mesmo considerando a atual situação econômica do país pós-pandemia”, complementa Fabia Silveira do Instituto QualiBest.
Consórcio como ferramenta de investimento – Ainda segundo o levantamento, 75% dos entrevistados acreditam que o consórcio pode funcionar como uma opção de investimento. A pesquisa revela também o perfil dessas pessoas, com destaque para as mulheres (82%).
Quando perguntados sobre o consórcio ser uma possibilidade para a aquisição de um bem no futuro, 49% afirmaram que avaliam essa alternativa, sendo que, as principais vantagens consideradas para compra de um bem por meio do consórcio, de acordo com os entrevistados são: segurança, garantia de realização e programação de gastos (49%). Outro motivo mencionado por 25% dos respondentes, é o fato de não haver juros nem entrada para aquisição de bens através de consorcio.
“As informações do levantamento são muito importantes, pois demonstram que praticamente metade dessas pessoas considera o consórcio como uma alternativa viável para adquirir um bem, seja um imóvel, um veículo, entre outros. De maneira geral, a pesquisa traz otimismo com o futuro e é mais um importante instrumento para entendermos o comportamento do consumidor no que diz respeito a suas finanças pessoais. Assim, consideramos as formas de oferecer as melhores soluções ligadas ao nosso produto, o consórcio, promovendo sempre a democratização do crédito”, afirma Tatiana Schuchovsky Reichmann, CEO da Ademicon.
Planejamento financeiro – O tempo de antecedência que os entrevistados levam para começar a se planejar para adquirir um bem de alto valor também foi uma informação revelada na pesquisa: a maioria (45%) respondeu que é de mais de um ano; já 26% dos entrevistados disseram que levam um ano, 22% seis meses, e apenas 7% levaria menos de 6 meses.
No quesito organização financeira, a maior parte (61%) se considera organizada.