O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) promove, nos dias 29 e 30 de setembro, o 7º Seminário do Programa de Apoio à Sustentabilidade das Entidades de Classe, o ProEC, na sede do Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (Ceal). “O ProEC tem como objetivo, por meio de treinamentos, oferecer ferramentas de aperfeiçoamento, fortalecimento e sustentabilidade para as gestões das Entidades de Classe do nosso estado. Mais preparadas, as mesmas conseguem planejar e realizar com mais qualidades seus projetos que visam a valorização e reciclagem dos profissionais do nosso Sistema”, afirma Ricardo Rocha de Oliveira, presidente do Crea-PR. “Desde o início da minha gestão venho mantendo o compromisso de colaborar cada vez mais para o desenvolvimento das Entidades de Classe e o aperfeiçoamento das gestões das entidades com incentivos através do ProEC e também com recursos financeiros disponibilizados para atividade conjuntas via Editais de Chamamento do Crea-PR”, comenta.
Segundo Claudemir Marcos Prattes, Gerente de Relações Institucionais do Crea-PR, estarão reunidas na ocasião as lideranças de cerca de 90 Entidades de Classe. “A temática principal desse treinamento vai ser a parte de comunicação digital, uso de mídias sociais e de sites como fontes não só de comunicação mas também de potencialização de negócios, ampliação de quadros associativos e de obtenção de recursos para as Entidades de Classe. Vamos ter uma capacitação com uma equipe especializada em mídia digital para os gestores”, destaca.
Nesta edição do ProEC, em especial, haverá o 3º Encontro de Lideranças do Crea-Pr. “Além da alta administração do Conselho, Presidência, Diretoria, Coordenadores de Câmaras Especializadas, vamos ter a reunião dos colegiados de Entidades de Classe, de Instituições de Ensino, de Inspetores, CreaJr-PR, enfim, as principais lideranças que nós temos dentro do Crea-PR estarão reunidas em suas reuniões colegiadas”, informa o gerente. “Na parte da manhã do dia 30, um bloco será todo dedicado para a discussão da Agenda Parlamentar do Crea-PR, com destaque para a atuação da recém-implantada Frente Parlamentar das Engenharias, Agronomia e Geociências para o Desenvolivmento Sustentável na Assembleia Legislativa do Paraná. Então, a ideia é que todas essas lideranças, junto com as Entidades, definam diretrizes estratégicas para atuação e propostas de Projetos de Lei para que a Frente Parlamentar seja de fato proativa e que traga resultados importantes”, pontua.
A Agenda Parlamentar do Crea-PR é um programa de contribuição dos profissionais em apoio aos gestores públicos que diagnostica situações e propõe soluções na implantação de políticas públicas nas áreas das Engenharias, Agronomia e Geociências.
Já a Frente Parlamentar das Engenharias, Agronomia e Geociências para o Desenvolvimento Sustentável, criada em junho deste ano, tem o propósito de criar um canal mais institucionalizado, sistematizado e permanente de relacionamento com a Assembleia Legislativa do Paraná, de forma a ampliar o diálogo e as contribuições dos profissionais do Sistema na formulação de políticas públicas e, em especial, formalizar um ambiente de colaboração na proposição e tramitação de projetos de lei relacionados ao exercício das profissões ligadas ao Crea-PR.
“É a primeira vez em que o ProEC acontece junto com o Encontro Técnico de Lideranças do Crea-PR. Estamos com uma expectativa muito grande – há até uma possibilidade de o governador Carlos Massa Ratinho Jr participar dessa reunião na sexta-feira de manhã. Será um momento importante das nossas profissões, e as expectativas são as melhores possíveis”, finaliza Prattes.
A última edição do seminário do ProEC ocorreu em maio, em Cascavel, na sede da Associação Regional dos Engenheiros Agrônomos. Uma das pautas na época foi na Agenda Parlamentar e na implantação da Frente Parlamentar, agora o objetivo é a continuidade dos trabalhos neste próximo evento.
Há dois seminários do ProEC por ano. Os próximos estão previstos para maio e outubro de 2023.
Sobre – O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná, criado no ano de 1934, é uma autarquia responsável pela regulamentação e fiscalização dos profissionais das áreas das engenharias, agronomias e geociências. Além de regulamentar e fiscalizar, o Crea-PR também promove ações de orientação e valorização profissional por meio de termos de fomentos disponibilizados via Editais de Chamamento.