Uma cerimônia realizada no anfiteatro da subseção de Paranavaí da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), nesta quarta-feira (6), marcou a transferência de comando do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM). Assumiu a função o major Radamés Luciano Vinha, após a saída do tenente-coronel Rogelho Aparecido Fernandes, que seguiu para a reserva remunerada.
Com bagagem de 31 anos de trabalho para a Polícia Militar, o major Radamés Luciano Vinha atuava em Maringá quando decidiu comandar a unidade de Paranavaí.
Ao Diário do Noroeste, ele afirmou que um dos principais desafios a serem enfrentados no novo cargo é garantir atendimento rápido e efetivo à comunidade. “Eu acredito que ainda precisamos melhorar muito nesse quesito. É um desafio porque a gente tem demandas a mais do que a capacidade, mas temos coragem para cada vez mais melhorar isso”, declarou.
A oportunidade de comandar o 8ºBPM, um dos batalhões de referência no Paraná, surgiu com a aposentadoria do tenente-coronel Rogelho Aparecido Fernandes, que ficou à frente do cargo nos últimos oito meses.
Fernandes destacou o trabalho desempenhado com a Patrulha Rural como uma das grandes conquistas que obteve enquanto comandante. “A nossa patrulha está com um nível de cadastramento rural que é o melhor do estado e está servindo como modelo para outras unidades”, celebrou.
Segundo ele, o batalhão tem enfrentado problemas pontuais em relação a crimes nas áreas rurais do município e no trânsito, e foi nesses quesitos que a unidade concentrou mais esforços. “Nosso trabalho foi voltado para tentar melhorar a qualidade da segurança nesses aspectos. Tenho certeza que o novo comandante vai continuar esses projetos e desenvolver outros para que a segurança de Paranavaí e região permaneça no mesmo nível que estamos deixando ou até melhore”, afirmou.
Estiveram presentes na cerimônia representantes do alto comando da Polícia Militar do Paraná, autoridades civis e familiares do tenente-coronel Rogelho Aparecido Fernandes, que foi homenageado pelos anos de serviço prestados à corporação.