Na manhã desta sexta-feira (19), o 8º Batalhão de Polícia Militar do Paraná realizou em Paranavaí uma solenidade de homenagem a Tiradentes, considerado patrono das polícias militares do Brasil.
A solenidade contou com a presença do vice-prefeito Pedro Baraldi, prefeito de Nova Aliança do Ivaí, Ulisses de Souza (Licinho), vereadores de Paranavaí e autoridades civis e militares.
Na ocasião foi feito um desfile das tropas do 8º Batalhão.
Durante o evento, o comandante do 8º Batalhão, Major Rogelho Aparecido Fernandes, realizou um discurso para as autoridades ali presentes, confira:
“Hoje é um dia importante, que lembramos de uma pessoa especial, que deu a vida por uma causa que compreendemos hoje ser justa, a liberdade”.
“Nós como policiais militares temos a missão de garantir para os cidadãos que pertencem a nossa região, a liberdade de exercer seus direitos. Para que todos possam sair de casa, construir uma família, ter um emprego e uma vida segura”.
“Um advogado americano disse uma vez: o que fazemos por nós, morre conosco, mas o que fazemos pelos outros e pela humanidade, é imortal. Vocês policiais militares, são imortais”.
QUEM FOI TIRADENTES?
No dia 12 de novembro de 1746, na capitania de Minas Gerais, nasceu Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes.
Joaquim recebeu o apelido de Tiradentes por atuar como dentista amador.
Tiradentes foi alferes (antigo posto militar, equivalente ao atual de segundo-tenente) na Cavalaria dos Dragões Reais Minas, a força atuante na Capitania de Minas Gerais, subordinada à Coroa Portuguesa. Ele lutou bravamente na Inconfidência Mineira, em 1789, pela independência do Brasil, período onde ocorreu um embate contra o domínio e exploração de Portugal.
Os inconfidentes foram denunciados e Joaquim passou três anos presos no Rio Janeiro. Após isso foi enforcado e esquartejado, em 21 de abril de 1792. Tiradentes foi o único dos inconfidentes condenado à morte.
Tiradentes é um herói nacional, nunca se curvou ou se intimidou, por isso é considerado o Patrono das Polícias Militares do Brasil.
Com informações da Polícia Militar