(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050
FAZER CADASTRO
  • Entrar
  
ASSINE
DIÁRIO DO NOROESTE
  • INÍCIO
  • QUEM SOMOS
  • PARANAVAÍ
  • REGIÃO
    • Todas
    • Alto Paraná
    • Amaporã
    • Diamante do Norte
    • Guairaçá
    • Itaúna do Sul
    • Loanda
    • Marilena
    • Mirador
    • Nova Aliança do Ivaí
    • Nova Esperança
    • Nova Londrina
    • Paraíso do Norte
    • Planaltina do Paraná
    • Porto Rico
    • Querência do Norte
    • Rondon
    • Santa Cruz de Monte Castelo
    • Santa Isabel do Ivaí
    • Santa Mônica
    • Santo Antônio do Caiuá
    • São Carlos do Ivaí
    • São João do Caiuá
    • São Pedro do Paraná
    • Tamboara
    • Terra Rica
    HU da UEM atendeu 113 casos de violência sexual desde janeiro

    HU da UEM atendeu 113 casos de violência sexual desde janeiro

    Capotamento deixa feridos na PR-576 em Porto Rico

    Capotamento deixa feridos na PR-576 em Porto Rico

    Paraíso do Norte vive momento histórico com 14 obras em andamento

    Paraíso do Norte vive momento histórico com 14 obras em andamento

    Obra para concluir a duplicação da PR-317 entre Maringá e Iguaraçu tem contrato assinado

    Obra para concluir a duplicação da PR-317 entre Maringá e Iguaraçu tem contrato assinado

    Secretaria divulga classificação final do Campeonato Municipal de Futsal

    Secretaria divulga classificação final do Campeonato Municipal de Futsal

    Com investimento de R$ 64,5 milhões, Loanda e outros 29 cidades receberão Casas da Mulher

    Com investimento de R$ 64,5 milhões, Loanda e outros 29 cidades receberão Casas da Mulher

    Caminhão derrama carga de massa de mandioca após quebra de eixo na PR-180

    Caminhão derrama carga de massa de mandioca após quebra de eixo na PR-180

    Suspeito de matar homem em bar de São Carlos do Ivaí é preso em Paranavaí 

    Suspeito de matar homem em bar de São Carlos do Ivaí é preso em Paranavaí 

    Polícia Civil, com apoio da polícia do Paraguai, prende foragido responsável por tráfico em cidades da região de Paranavaí

    Polícia Civil deflagra Operação Veritas e efetua prisões em Santa Isabel do Ivaí

    Homem é preso por agredir esposa com cassetete e ameaçar de morte com arma de fogo

    Jovem de 20 anos é preso com submetralhadora artesanal em Alto Paraná

    Mulher morre após ataque a faca em Guairaçá; companheiro é preso

    Mulher morre após ataque a faca em Guairaçá; companheiro é preso

    Motociclista morre em acidente com caminhão na PR-317 em Maringá

    Motociclista morre em acidente com caminhão na PR-317 em Maringá

  • Coluna Social
  • Esporte
  • Empregos
  • Agenda DN
  • Viva Bem
  • DN EVENTOS
  • Você no DN
    • Cobertura Éffeta
    • Transmissão – Jogos São Lucas
    • Semeando Leitores
    • VEÍCULOS E IMÓVEIS
Sem resultados
Ver todos resultados
DIÁRIO DO NOROESTE
  • INÍCIO
  • QUEM SOMOS
  • PARANAVAÍ
  • REGIÃO
    • Todas
    • Alto Paraná
    • Amaporã
    • Diamante do Norte
    • Guairaçá
    • Itaúna do Sul
    • Loanda
    • Marilena
    • Mirador
    • Nova Aliança do Ivaí
    • Nova Esperança
    • Nova Londrina
    • Paraíso do Norte
    • Planaltina do Paraná
    • Porto Rico
    • Querência do Norte
    • Rondon
    • Santa Cruz de Monte Castelo
    • Santa Isabel do Ivaí
    • Santa Mônica
    • Santo Antônio do Caiuá
    • São Carlos do Ivaí
    • São João do Caiuá
    • São Pedro do Paraná
    • Tamboara
    • Terra Rica
    HU da UEM atendeu 113 casos de violência sexual desde janeiro

    HU da UEM atendeu 113 casos de violência sexual desde janeiro

    Capotamento deixa feridos na PR-576 em Porto Rico

    Capotamento deixa feridos na PR-576 em Porto Rico

    Paraíso do Norte vive momento histórico com 14 obras em andamento

    Paraíso do Norte vive momento histórico com 14 obras em andamento

    Obra para concluir a duplicação da PR-317 entre Maringá e Iguaraçu tem contrato assinado

    Obra para concluir a duplicação da PR-317 entre Maringá e Iguaraçu tem contrato assinado

    Secretaria divulga classificação final do Campeonato Municipal de Futsal

    Secretaria divulga classificação final do Campeonato Municipal de Futsal

    Com investimento de R$ 64,5 milhões, Loanda e outros 29 cidades receberão Casas da Mulher

    Com investimento de R$ 64,5 milhões, Loanda e outros 29 cidades receberão Casas da Mulher

    Caminhão derrama carga de massa de mandioca após quebra de eixo na PR-180

    Caminhão derrama carga de massa de mandioca após quebra de eixo na PR-180

    Suspeito de matar homem em bar de São Carlos do Ivaí é preso em Paranavaí 

    Suspeito de matar homem em bar de São Carlos do Ivaí é preso em Paranavaí 

    Polícia Civil, com apoio da polícia do Paraguai, prende foragido responsável por tráfico em cidades da região de Paranavaí

    Polícia Civil deflagra Operação Veritas e efetua prisões em Santa Isabel do Ivaí

    Homem é preso por agredir esposa com cassetete e ameaçar de morte com arma de fogo

    Jovem de 20 anos é preso com submetralhadora artesanal em Alto Paraná

    Mulher morre após ataque a faca em Guairaçá; companheiro é preso

    Mulher morre após ataque a faca em Guairaçá; companheiro é preso

    Motociclista morre em acidente com caminhão na PR-317 em Maringá

    Motociclista morre em acidente com caminhão na PR-317 em Maringá

  • Coluna Social
  • Esporte
  • Empregos
  • Agenda DN
  • Viva Bem
  • DN EVENTOS
  • Você no DN
    • Cobertura Éffeta
    • Transmissão – Jogos São Lucas
    • Semeando Leitores
    • VEÍCULOS E IMÓVEIS
Sem resultados
Ver todos resultados
DIÁRIO DO NOROESTE
(44) 3421-4050
(44) 99177-4050
Sem resultados
Ver todos resultados

PESQUISA

95,4% dos brasileiros querem ser ouvidos pelas marcas em que compram

26 de novembro de 2021
Tempo de leitura: 5 min
A A
95,4% dos brasileiros querem ser  ouvidos pelas marcas em que compram
Enviar por WhatsappCompartilhar FacebookTelegramEnviar por e-mail

Um bom atendimento tem muitos reflexos nas marcas e é um dos quesitos de fidelização de consumidores. Uma pesquisa da Hibou – empresa de monitoramento de pesquisas – falou com mais de 1700 brasileiros sobre o quanto o atendimento impacta na hora da compra. 92,9% dos consumidores analisam que o bom atendimento ainda é o grande diferencial. A escuta nos canais de atendimento foi apontada por 95,4%, que deseja ser ouvido pelo atendente da marca.

A tríade “qualidade x custo/benefício x atendimento” se mantém em alta. Todo consumidor busca qualidade na sua compra (98%) e consideram o bom custo x benefício (94,9%) entendendo o que faz sentido para que a qualidade esteja presente. Já 77% desejam ter uma boa experiência de compra, o que para 65,6% pode incluir o atendimento via multicanais. Além disso, durante a escolha dos produtos e serviços, 90% ficam de olho na facilidade de uso/instalação; 83,7% analisam o preço pago; 82,7% observam a garantia; 81,7% valorizam a rede de assistência técnica.

No atendimento direto, com o time de vendas na linha de frente, 49,5% dos brasileiros acreditam que os colaboradores podem impactar por completo a experiência de compra do consumidor em qualquer canal de contato ou em diferentes momentos da jornada de compras. A tecnologia ajuda, mas para 54,8% dos brasileiros ter um relacionamento humanizado e constante seria muito importante, pois apenas 35,9% enxerga isso acontecendo nesse momento, ou seja, existe um GAP entre a expectativa e o que o consumidor percebe com a realidade atual. Essa é uma oportunidade para marcas se posicionarem. Isso também acontece sobre o histórico de atendimento disponível para os atendentes é um desejo para 32.7% dos brasileiros mas é visto como realidade para menos da metade deles (14,3%).

O combo ideal para um atendimento excelente

Em destaque estão a boa comunicação, clareza e educação entre a marca e o consumidor. Um atendimento que explique de maneira clara sobre o assunto é determinante para 95,6%; 95,4% quer ser ouvido e entendido pelo atendente; 95,1% acreditam que o atendente deve conhecer bem o produto/serviço com o qual trabalha; 92,6% quer que haja clareza em relação às vantagens e desvantagens de um produto; 90,6% busca por agilidade para resolver dúvidas; e 74,2% quer receber sugestões pertinentes ao que está perguntando.

“Os clientes buscam um atendimento que aconteça de forma clara e ágil, querem ser ouvidos sobre suas necessidades e esperam que os canais estejam preparados para responder a dúvidas, dar sugestões e solucionar os problemas com praticidade e consistência. Neste sentido, as marcas devem oferecer equipes bem treinadas que entendam o consumidor”, afirma Lígia Mello, CEO da Hibou e coordenadora da pesquisa.

A educação e o respeito estão no topo da lista do bom atendimento e, caso passem por situação de grosseria ou malcriação, 65,5% dos brasileiros evitariam fazer negócios com tal marca; e 48,5% não voltariam a lugares que não tenham um atendimento amigável.

As marcas estão preparadas?

Para 61,7% dos brasileiros as empresas ainda não estão totalmente preparadas para atender os consumidores. “E é importante estar atento a este ponto, pois o atendimento excepcional é capaz de fidelizar os consumidores”, diz Lígia. 42,5% dos brasileiros se mantêm cliente de alguma marca em função do atendimento oferecido, ou seja, o cuidado gera fidelidade. Os segmentos de alimentos e bebidas (10,1%), marketplaces(9%) e moda (8.7%) estão no topo desta lista.

Por outro lado, na visão dos consumidores, alguns setores até melhoraram sua postura de atendimento, mas a grande maioria se mantém no topo entre os mais difíceis de se relacionar. Para 47,1% são as operadoras de cartão de crédito; 29,2% consideram os bancos e operadoras de cartões de crédito; 28,9% é o poder público; 27% são os provedores de TV a cabo/internet fixa, entre outros.

“A reputação positiva das marcas é alcançada a partir das percepções dos consumidores cada vez mais atentos e que estão em curva de aprendizado para não se tornarem reféns de uma só marca. É neste momento que a concorrência e novos players podem aproveitar a oportunidade, treinar sua equipe, garantir boa reputação e conquistar clientes fiéis. A perda de compras recorrentes após reclamações ou falta de atendimento pode afetar os ganhos de uma empresa, além de acabar com sua boa avaliação no mercado”, analisa Lígia.

A percepção do atendimento é crucial na fidelização e retenção de clientes e na recorrência de compras. Mais da metade dos consumidores (53,7%), simplesmente muda de fornecedor após ser mal atendido; eles também compartilham com os amigos e colegas sobre a má experiência (45%); fazem uma reclamação no mesmo momento (42,6%); reclamam por outros canais de atendimento da empresa (26,3%); e publicam nas redes sociais sobre a experiência ruim (16,9%).

Marketing boca a boca ainda funciona?

As indicações e as opiniões de outros compradores influenciam na escolha e na compra. Atentos, 58,3% dos consumidores recorrem às avaliações em portais de reclamação de consumidores; 47,8% avaliam as notas baixas junto aos outros consumidores. Eles também evitam fazer negócios com marcas que aparecem na mídia em algum escândalo de corrupção (47,1%); empresas em que os canais de atendimento sejam ineficientes (44,6%); marcas em que exista acusação de assédio (42,7%); empresas nas quais os funcionários estão despreparados e não sabem sobre o produto/serviço que vendem (41,1%), entre outros fatores.

O pós-venda é afetado, pois ao passar por dificuldades nos atendimentos, 35,6% desistem da compra a partir de um mau atendimento. E mesmo que 51,3% dêem oportunidades para as marcas, após passarem por 2 ou 3 experiências ruins, logo há perda de confiança e desistência da compra, enquanto 12,3% deixam de consumir após várias experiências ruins. “Apenas 0,9% mantém as compras com a marca mesmo colecionando más experiências, o que é um número pequeno!”, destaca Lígia. “Investir em um bom atendimento garante fidelidade e oportunidade de ganho de mercado, uma vez que os clientes satisfeitos falam bem da marca, convidando outros para viverem a mesma experiência”.

Sobre a Hibou

A Hibou é uma empresa especializada em pesquisa e monitoramento de mercado e consumo, existente há mais de 11 anos. A Hibou trabalha o tempo todo com informação e olhares inquietos sempre do ponto de vista do consumidor. A empresa produz conteúdo qualificado utilizando ferramentas proprietárias para aplicação de pesquisas e análises de profissionais com mais de 20 anos de experiência. A Hibou oferece pesquisas qualitativas, quantitativas; exploratórias; profundidade; de campo; dublê de cliente; desk research; monitoramento de comportamento; presença de marca; expansão de região; expansão de mercado para produtos e serviços; teste de produto e hábitos de consumo.

Notícias Relacionadas

Aeroporto de Maringá inaugura primeira sala VIP; veja o espaço
NOVIDADE

Aeroporto de Maringá inaugura primeira sala VIP; veja o espaço

5 de agosto de 2025
Inédita no Paraná, operação “Sem Grau” mobiliza forças de segurança para coibir manobras perigosas com motocicletas
PARANAVAÍ

Inédita no Paraná, operação “Sem Grau” mobiliza forças de segurança para coibir manobras perigosas com motocicletas

24 de junho de 2025
Polícia registra 3,4 mil infrações de trânsito no feriado de Corpus Christi
OPERAÇÃO

Polícia registra 3,4 mil infrações de trânsito no feriado de Corpus Christi

24 de junho de 2025
Supermercado de Paranavaí realiza mutirão de emprego nesta quarta-feira; veja vagas
OPORTUNIDADE

Supermercado de Paranavaí realiza mutirão de emprego nesta quarta-feira; veja vagas

10 de junho de 2025
Mais Notícias
Atendimentos emergenciais serão  concentrados nos números 191, 193 e 198

Atendimentos emergenciais serão concentrados nos números 191, 193 e 198

Proibir o Carnaval e orientar o povo

Proibir o Carnaval e orientar o povo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

HU da UEM atendeu 113 casos de violência sexual desde janeiro
__NOTÍCIAS

HU da UEM atendeu 113 casos de violência sexual desde janeiro

25 de agosto de 2025
0

O Hospital Universitário (HU) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) atendeu 113 casos de violência sexual envolvendo mulheres e homens,...

Leia Mais
Viaje Paraná capacita mais de 2,6 mil profissionais do turismo em agosto

Viaje Paraná capacita mais de 2,6 mil profissionais do turismo em agosto

25 de agosto de 2025
4ª Etapa do Campeonato Paranaense de Motocross

4ª Etapa do Campeonato Paranaense de Motocross

25 de agosto de 2025
CORE-PR valoriza redução do IPVA e reforça importância da medida

CORE-PR valoriza redução do IPVA e reforça importância da medida

25 de agosto de 2025
Em um certo Paraíso

Em um certo Paraíso

25 de agosto de 2025
  • Expediente
  • Assine o DN
  • Edição Impressa
  • Classificados
  • Fale com o DN

Venha nos visitar
Av. Paraná, 1100 - Jardim América - Paranavaí - PR
CEP 87705-190
Fale com a Recepção: (44) 3421-4050

Como chegar?

Fale com o DN

MSN WEB

DN
PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS
E FIQUE ATUALIZADO
×
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Início
  • Quem Somos
  • Login | Minha conta
  • Faça seu cadastro no DN
  • Assine o Jornal
  • Edição Impressa
  • Publicação Legal
  • Coluna Social
  • Notícias
  • Paranavaí
  • Esporte
  • Gastronomia
  • Cobertura Éffeta
  • Transmissão – Jogos São Lucas
  • Semeando Leitores
  • Viva Bem
  • Agenda DN
  • Empregos
  • Região
    • Alto Paraná
    • Amaporã
    • Diamante do Norte
    • Guairaçá
    • Itaúna do Sul
    • Loanda
    • Marilena
    • Mirador
    • Nova Aliança do Ivaí
    • Nova Londrina
    • Paraíso do Norte
    • Planaltina do Paraná
    • Porto Rico
    • Querência do Norte
    • Rondon
    • Santa Cruz de Monte Castelo
    • Santa Isabel do Ivaí
    • Santa Mônica
    • Santo Antônio do Caiuá
    • São Carlos do Ivaí
    • São João do Caiuá
    • São Pedro do Paraná
    • Tamboara
    • Terra Rica
  • Entre em Contato

MSN WEB

Seja bem vindo caro leitor

Faça login na sua conta abaixo

Esqueceu sua senha?

Recuperar sua senha

Entre com seu usuário ou e-mail utilizado no cadastro para recuperar sua senha.

Conectar ao DN
  • Fale com o Diário
  • Facebook Diário do Noroeste
  • Instagram Diário
  • Canal Diário
  • Ligue (44) 3421-4050

ASSINE O DN

Clique aqui