(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050
FAZER CADASTRO
  • Entrar
  
ASSINE
DIÁRIO DO NOROESTE
  • INÍCIO
  • PARANAVAÍ
  • REGIÃO
    • Todas
    • Alto Paraná
    • Amaporã
    • Diamante do Norte
    • Guairaçá
    • Itaúna do Sul
    • Loanda
    • Marilena
    • Mirador
    • Nova Aliança do Ivaí
    • Nova Esperança
    • Nova Londrina
    • Paraíso do Norte
    • Planaltina do Paraná
    • Porto Rico
    • Querência do Norte
    • Rondon
    • Santa Cruz de Monte Castelo
    • Santa Isabel do Ivaí
    • Santa Mônica
    • Santo Antônio do Caiuá
    • São Carlos do Ivaí
    • São João do Caiuá
    • São Pedro do Paraná
    • Tamboara
    • Terra Rica
    Duas pessoas morrem em acidente entre carro e moto na PR-492, em Tamboara

    Duas pessoas morrem em acidente entre carro e moto na PR-492, em Tamboara

    Cresol divulga projetos apoiados pelo Fundo Social em Paranavaí

    Cresol divulga projetos apoiados pelo Fundo Social em Paranavaí

    Mulher é agredida pelo filho em Alto Paraná; agressor é preso

    Idoso é preso em Santo Antônio do Caiuá por mandado relacionado a estupro de vulnerável

    Programação movimenta quatro cidades da região Noroeste, incluindo Paranavaí

    Programação movimenta quatro cidades da região Noroeste, incluindo Paranavaí

    Assembleia Itinerante chega a Campo Mourão pela primeira vez nesta quinta-feira

    Assembleia Itinerante chega a Campo Mourão pela primeira vez nesta quinta-feira

    Edital da obra de reforço de drenagem de rodovia em Tamboara tem resultado final

    Edital da obra de reforço de drenagem de rodovia em Tamboara tem resultado final

    Santo Antônio do Caiuá será contemplada com 43 casas gratuitas para famílias em vulnerabilidade social

    Santo Antônio do Caiuá será contemplada com 43 casas gratuitas para famílias em vulnerabilidade social

    PRF apreende aproximadamente 93 kg de cocaína em Presidente Castelo Branco

    PRF apreende aproximadamente 93 kg de cocaína em Presidente Castelo Branco

    Hospital Universitário da UEM ganha novo bloco industrial com investimento de R$ 14,9 milhões

    Hospital Universitário da UEM ganha novo bloco industrial com investimento de R$ 14,9 milhões

    São Pedro do Paraná anuncia melhorias em estradas que vão transformar a mobilidade e o turismo local

    São Pedro do Paraná anuncia melhorias em estradas que vão transformar a mobilidade e o turismo local

    Homem é preso por violência doméstica contra a mãe de 79 anos em Paranavaí

    Dois homens são presos por tentativa de homicídio em Querência do Norte

    Fugitivos de presídio em Mato Grosso do Sul são recapturados em Diamante do Norte

    Fugitivos de presídio em Mato Grosso do Sul são recapturados em Diamante do Norte

  • Coluna Social
  • Esporte
  • Gastronomia
  • Agenda DN
  • Viva Bem
  • DN EVENTOS
  • Você no DN
    • Cobertura Éffeta
    • Transmissão – Jogos São Lucas
    • Semeando Leitores
    • VEÍCULOS E IMÓVEIS
Sem resultados
Ver todos resultados
DIÁRIO DO NOROESTE
  • INÍCIO
  • PARANAVAÍ
  • REGIÃO
    • Todas
    • Alto Paraná
    • Amaporã
    • Diamante do Norte
    • Guairaçá
    • Itaúna do Sul
    • Loanda
    • Marilena
    • Mirador
    • Nova Aliança do Ivaí
    • Nova Esperança
    • Nova Londrina
    • Paraíso do Norte
    • Planaltina do Paraná
    • Porto Rico
    • Querência do Norte
    • Rondon
    • Santa Cruz de Monte Castelo
    • Santa Isabel do Ivaí
    • Santa Mônica
    • Santo Antônio do Caiuá
    • São Carlos do Ivaí
    • São João do Caiuá
    • São Pedro do Paraná
    • Tamboara
    • Terra Rica
    Duas pessoas morrem em acidente entre carro e moto na PR-492, em Tamboara

    Duas pessoas morrem em acidente entre carro e moto na PR-492, em Tamboara

    Cresol divulga projetos apoiados pelo Fundo Social em Paranavaí

    Cresol divulga projetos apoiados pelo Fundo Social em Paranavaí

    Mulher é agredida pelo filho em Alto Paraná; agressor é preso

    Idoso é preso em Santo Antônio do Caiuá por mandado relacionado a estupro de vulnerável

    Programação movimenta quatro cidades da região Noroeste, incluindo Paranavaí

    Programação movimenta quatro cidades da região Noroeste, incluindo Paranavaí

    Assembleia Itinerante chega a Campo Mourão pela primeira vez nesta quinta-feira

    Assembleia Itinerante chega a Campo Mourão pela primeira vez nesta quinta-feira

    Edital da obra de reforço de drenagem de rodovia em Tamboara tem resultado final

    Edital da obra de reforço de drenagem de rodovia em Tamboara tem resultado final

    Santo Antônio do Caiuá será contemplada com 43 casas gratuitas para famílias em vulnerabilidade social

    Santo Antônio do Caiuá será contemplada com 43 casas gratuitas para famílias em vulnerabilidade social

    PRF apreende aproximadamente 93 kg de cocaína em Presidente Castelo Branco

    PRF apreende aproximadamente 93 kg de cocaína em Presidente Castelo Branco

    Hospital Universitário da UEM ganha novo bloco industrial com investimento de R$ 14,9 milhões

    Hospital Universitário da UEM ganha novo bloco industrial com investimento de R$ 14,9 milhões

    São Pedro do Paraná anuncia melhorias em estradas que vão transformar a mobilidade e o turismo local

    São Pedro do Paraná anuncia melhorias em estradas que vão transformar a mobilidade e o turismo local

    Homem é preso por violência doméstica contra a mãe de 79 anos em Paranavaí

    Dois homens são presos por tentativa de homicídio em Querência do Norte

    Fugitivos de presídio em Mato Grosso do Sul são recapturados em Diamante do Norte

    Fugitivos de presídio em Mato Grosso do Sul são recapturados em Diamante do Norte

  • Coluna Social
  • Esporte
  • Gastronomia
  • Agenda DN
  • Viva Bem
  • DN EVENTOS
  • Você no DN
    • Cobertura Éffeta
    • Transmissão – Jogos São Lucas
    • Semeando Leitores
    • VEÍCULOS E IMÓVEIS
Sem resultados
Ver todos resultados
DIÁRIO DO NOROESTE
(44) 3421-4050
(44) 99177-4050
Sem resultados
Ver todos resultados

PESQUISA

95,4% dos brasileiros querem ser ouvidos pelas marcas em que compram

26 de novembro de 2021
Tempo de leitura: 5 min
A A
95,4% dos brasileiros querem ser  ouvidos pelas marcas em que compram
Enviar por WhatsappCompartilhar FacebookTelegramEnviar por e-mail

Um bom atendimento tem muitos reflexos nas marcas e é um dos quesitos de fidelização de consumidores. Uma pesquisa da Hibou – empresa de monitoramento de pesquisas – falou com mais de 1700 brasileiros sobre o quanto o atendimento impacta na hora da compra. 92,9% dos consumidores analisam que o bom atendimento ainda é o grande diferencial. A escuta nos canais de atendimento foi apontada por 95,4%, que deseja ser ouvido pelo atendente da marca.

A tríade “qualidade x custo/benefício x atendimento” se mantém em alta. Todo consumidor busca qualidade na sua compra (98%) e consideram o bom custo x benefício (94,9%) entendendo o que faz sentido para que a qualidade esteja presente. Já 77% desejam ter uma boa experiência de compra, o que para 65,6% pode incluir o atendimento via multicanais. Além disso, durante a escolha dos produtos e serviços, 90% ficam de olho na facilidade de uso/instalação; 83,7% analisam o preço pago; 82,7% observam a garantia; 81,7% valorizam a rede de assistência técnica.

No atendimento direto, com o time de vendas na linha de frente, 49,5% dos brasileiros acreditam que os colaboradores podem impactar por completo a experiência de compra do consumidor em qualquer canal de contato ou em diferentes momentos da jornada de compras. A tecnologia ajuda, mas para 54,8% dos brasileiros ter um relacionamento humanizado e constante seria muito importante, pois apenas 35,9% enxerga isso acontecendo nesse momento, ou seja, existe um GAP entre a expectativa e o que o consumidor percebe com a realidade atual. Essa é uma oportunidade para marcas se posicionarem. Isso também acontece sobre o histórico de atendimento disponível para os atendentes é um desejo para 32.7% dos brasileiros mas é visto como realidade para menos da metade deles (14,3%).

O combo ideal para um atendimento excelente

Em destaque estão a boa comunicação, clareza e educação entre a marca e o consumidor. Um atendimento que explique de maneira clara sobre o assunto é determinante para 95,6%; 95,4% quer ser ouvido e entendido pelo atendente; 95,1% acreditam que o atendente deve conhecer bem o produto/serviço com o qual trabalha; 92,6% quer que haja clareza em relação às vantagens e desvantagens de um produto; 90,6% busca por agilidade para resolver dúvidas; e 74,2% quer receber sugestões pertinentes ao que está perguntando.

“Os clientes buscam um atendimento que aconteça de forma clara e ágil, querem ser ouvidos sobre suas necessidades e esperam que os canais estejam preparados para responder a dúvidas, dar sugestões e solucionar os problemas com praticidade e consistência. Neste sentido, as marcas devem oferecer equipes bem treinadas que entendam o consumidor”, afirma Lígia Mello, CEO da Hibou e coordenadora da pesquisa.

A educação e o respeito estão no topo da lista do bom atendimento e, caso passem por situação de grosseria ou malcriação, 65,5% dos brasileiros evitariam fazer negócios com tal marca; e 48,5% não voltariam a lugares que não tenham um atendimento amigável.

As marcas estão preparadas?

Para 61,7% dos brasileiros as empresas ainda não estão totalmente preparadas para atender os consumidores. “E é importante estar atento a este ponto, pois o atendimento excepcional é capaz de fidelizar os consumidores”, diz Lígia. 42,5% dos brasileiros se mantêm cliente de alguma marca em função do atendimento oferecido, ou seja, o cuidado gera fidelidade. Os segmentos de alimentos e bebidas (10,1%), marketplaces(9%) e moda (8.7%) estão no topo desta lista.

Por outro lado, na visão dos consumidores, alguns setores até melhoraram sua postura de atendimento, mas a grande maioria se mantém no topo entre os mais difíceis de se relacionar. Para 47,1% são as operadoras de cartão de crédito; 29,2% consideram os bancos e operadoras de cartões de crédito; 28,9% é o poder público; 27% são os provedores de TV a cabo/internet fixa, entre outros.

“A reputação positiva das marcas é alcançada a partir das percepções dos consumidores cada vez mais atentos e que estão em curva de aprendizado para não se tornarem reféns de uma só marca. É neste momento que a concorrência e novos players podem aproveitar a oportunidade, treinar sua equipe, garantir boa reputação e conquistar clientes fiéis. A perda de compras recorrentes após reclamações ou falta de atendimento pode afetar os ganhos de uma empresa, além de acabar com sua boa avaliação no mercado”, analisa Lígia.

A percepção do atendimento é crucial na fidelização e retenção de clientes e na recorrência de compras. Mais da metade dos consumidores (53,7%), simplesmente muda de fornecedor após ser mal atendido; eles também compartilham com os amigos e colegas sobre a má experiência (45%); fazem uma reclamação no mesmo momento (42,6%); reclamam por outros canais de atendimento da empresa (26,3%); e publicam nas redes sociais sobre a experiência ruim (16,9%).

Marketing boca a boca ainda funciona?

As indicações e as opiniões de outros compradores influenciam na escolha e na compra. Atentos, 58,3% dos consumidores recorrem às avaliações em portais de reclamação de consumidores; 47,8% avaliam as notas baixas junto aos outros consumidores. Eles também evitam fazer negócios com marcas que aparecem na mídia em algum escândalo de corrupção (47,1%); empresas em que os canais de atendimento sejam ineficientes (44,6%); marcas em que exista acusação de assédio (42,7%); empresas nas quais os funcionários estão despreparados e não sabem sobre o produto/serviço que vendem (41,1%), entre outros fatores.

O pós-venda é afetado, pois ao passar por dificuldades nos atendimentos, 35,6% desistem da compra a partir de um mau atendimento. E mesmo que 51,3% dêem oportunidades para as marcas, após passarem por 2 ou 3 experiências ruins, logo há perda de confiança e desistência da compra, enquanto 12,3% deixam de consumir após várias experiências ruins. “Apenas 0,9% mantém as compras com a marca mesmo colecionando más experiências, o que é um número pequeno!”, destaca Lígia. “Investir em um bom atendimento garante fidelidade e oportunidade de ganho de mercado, uma vez que os clientes satisfeitos falam bem da marca, convidando outros para viverem a mesma experiência”.

Sobre a Hibou

A Hibou é uma empresa especializada em pesquisa e monitoramento de mercado e consumo, existente há mais de 11 anos. A Hibou trabalha o tempo todo com informação e olhares inquietos sempre do ponto de vista do consumidor. A empresa produz conteúdo qualificado utilizando ferramentas proprietárias para aplicação de pesquisas e análises de profissionais com mais de 20 anos de experiência. A Hibou oferece pesquisas qualitativas, quantitativas; exploratórias; profundidade; de campo; dublê de cliente; desk research; monitoramento de comportamento; presença de marca; expansão de região; expansão de mercado para produtos e serviços; teste de produto e hábitos de consumo.

Notícias Relacionadas

Acidente entre carro e moto na PR-182 deixa mulher gravemente ferida
NESTA MANHÃ

Acidente entre carro e moto na PR-182 deixa mulher gravemente ferida

2 de junho de 2025
Caminhão carregado de sofás pega fogo e fica totalmente destruído
PARAÍSO DO NORTE

Caminhão carregado de sofás pega fogo e fica totalmente destruído

19 de maio de 2025
O aniversário da Guarda Mirim
CONFIRA

O aniversário da Guarda Mirim

26 de abril de 2025
Dedicada ao pós-morte a Walter José Bruno
UM RENASCER

Dedicada ao pós-morte a Walter José Bruno

25 de abril de 2025
Mais Notícias
Atendimentos emergenciais serão  concentrados nos números 191, 193 e 198

Atendimentos emergenciais serão concentrados nos números 191, 193 e 198

Proibir o Carnaval e orientar o povo

Proibir o Carnaval e orientar o povo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fiep conecta mercado e indústria em evento que impulsiona setor de proteína animal
__NOTÍCIAS

Fiep conecta mercado e indústria em evento que impulsiona setor de proteína animal

7 de junho de 2025
0

O Paraná se prepara para sediar um dos maiores encontros da cadeia produtiva de proteína animal do Brasil. A Alimenta...

Leia Mais
Paraná fez 312 prisões em operação de combate a crimes contra criança e adolescente

Paraná fez 312 prisões em operação de combate a crimes contra criança e adolescente

7 de junho de 2025
Pesquisadoras paranaenses lideram três grandes projetos internacionais em nanotecnologia

Pesquisadoras paranaenses lideram três grandes projetos internacionais em nanotecnologia

7 de junho de 2025
PRF aprende 5,3 toneladas de maconha congelada em carga de peixe

PRF aprende 5,3 toneladas de maconha congelada em carga de peixe

7 de junho de 2025
Paranavaí abre inscrições para a 4ª Corrida Maluca e lança competição inédita de caiaques recicláveis

Paranavaí abre inscrições para a 4ª Corrida Maluca e lança competição inédita de caiaques recicláveis

7 de junho de 2025
  • Expediente
  • Assine o DN
  • Edição Impressa
  • Classificados
  • Fale com o DN

Venha nos visitar
Av. Paraná, 1100 - Jardim América - Paranavaí - PR
CEP 87705-190
Fale com a Recepção: (44) 3421-4050

Como chegar?

Fale com o DN

MSN WEB

DN
PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS
E FIQUE ATUALIZADO
×
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Início
  • Login | Minha conta
  • Faça seu cadastro no DN
  • Assine o Jornal
  • Edição Impressa
  • Publicação Legal
  • Coluna Social
  • NOTÍCIAS
  • PARANAVAÍ
  • Esporte
  • Gastronomia
  • Cobertura Éffeta
  • Transmissão – Jogos São Lucas
  • Semeando Leitores
  • Viva Bem
  • Agenda DN
  • REGIÃO
    • Alto Paraná
    • Amaporã
    • Diamante do Norte
    • Guairaçá
    • Itaúna do Sul
    • Loanda
    • Marilena
    • Mirador
    • Nova Aliança do Ivaí
    • Nova Londrina
    • Paraíso do Norte
    • Planaltina do Paraná
    • Porto Rico
    • Querência do Norte
    • Rondon
    • Santa Cruz de Monte Castelo
    • Santa Isabel do Ivaí
    • Santa Mônica
    • Santo Antônio do Caiuá
    • São Carlos do Ivaí
    • São João do Caiuá
    • São Pedro do Paraná
    • Tamboara
    • Terra Rica
  • Entre em Contato

MSN WEB

Seja bem vindo caro leitor

Faça login na sua conta abaixo

Esqueceu sua senha?

Recuperar sua senha

Entre com seu usuário ou e-mail utilizado no cadastro para recuperar sua senha.

Conectar ao DN
  • Fale com o Diário
  • Facebook Diário do Noroeste
  • Instagram Diário
  • Canal Diário
  • Ligue (44) 3421-4050

ASSINE O DN

Clique aqui