A Receita Federal encontrou três quilos de haxixe no interior de um compressor de ar enviado dos Estados Unidos para São Paulo. A droga foi detectada pelos cães de faro Ônix e Wilma, e foi necessário serrar o cilindro metálico para a retirada do entorpecente. A apreensão ocorreu no Centro Internacional dos Correios em Pinhais (PR), região metropolitana de Curitiba (PR), nesta quinta-feira (21).
O compressor já havia passado pelo raio-X com outras encomendas sem levantar suspeitas e sido direcionado para o procedimento de entrega, quando o cão de faro Ônix detectou algo diferente nos volumes. A suspeita foi confirmada com contundência pela cadela de faro Wilma. Os servidores da Alfândega da Receita Federal em Curitiba procederam à verificação das encomendas.
Os cães apontaram uma das caixas em que havia um compressor de ar, conforme descrito na embalagem. No entanto, ao examinar dentro do equipamento, a indicação dos cães foi confirmada: havia mais de 3 kg de haxixe oculto em seu interior. Foi necessário utilizar uma serra para retirar o entorpecente.
Apreensões de drogas em remessas postais internacionais têm sido cada vez mais recorrentes no Centro Internacional dos Correios em Curitiba. O alto nível de preparo da equipe e o treinamento constante dos cães de faro têm trazido resultados muito positivos na detecção dessas substâncias ilícitas, evitando a entrada desses entorpecentes em nosso país e trazendo mais segurança para a sociedade.