O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio da Embrapa Florestas e do Grupo Malinovski premiou, nesta terça-feira (8), cinco empresas que participaram do 1º Prêmio Expoforest de Startups no Setor de Plantações Florestais. A solenidade de entrega dos troféus e certificados de reconhecimento ocorreu durante a 5ª edição da ExpoForest 2023, realizada em Guatapará (SP), com o objetivo de promover ideias inovadoras e dar visibilidade a novas startups.
Foram premiadas na categoria geral, a empresa Quanticum pelo projeto “Terrus Floresta”; a Quiron Digital, com “Soluções data-driven Quiron Digital Mapper e Flareless”; e a Radaz, que elaborou um “Radar de sensoriamento remoto com três bandas (C, L e P) embarcado com drone”. Na categoria estudantes, foram reconhecidos os trabalhos das empresas Peephole, com a tecnologia “Peephone (Dani)”; e Smart Timber, com o “Smart Timber System”. O destaque Startup Mulher Florestal, por sua vez, ficou com a Radaz.
As tecnologias premiadas vão compor o portfólio “Forest Startup Conecta” e serão divulgadas amplamente para potenciais parceiros e clientes. Além disso, terão destaque nos eventos técnicos realizados. A iniciativa contribui para que soluções tecnológicas atendam demandas e viabilizem novos negócios no setor brasileiro de base florestal associado a árvores plantadas em monocultivos e em integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), de forma a tornar as cadeias produtivas mais eficientes.
Participaram startups abertas no Brasil, com tecnologias enquadradas em qualquer nível de maturidade. As instituições avaliadoras utilizaram em seus critérios de análise a viabilidade técnica, o diferencial da tecnologia, o potencial de impacto técnico e econômico, a fase de desenvolvimento, a expectativa de prazos e a visão de futuro de cada um dos projetos inscritos.