Tecnológicos, econômicos e ecológicos, os carros elétricos vêm ganhando espaços nas vias do Brasil. Dados recentes da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), de 2019 até maio de 2023, o Paraná aumentou nove vezes a frota de automóveis elétricos, totalizando mais de 1600 veículos no Estado, e alcançando o segundo lugar como maior frota do país, apenas atrás de São Paulo. No Brasil, os números já chegam a quase 15 mil unidades.
Pensando em atender esta realidade que vem crescendo exponencialmente, o vereador paranavaiense José Galvão apresentou proposta em que solicita ao prefeito Carlos Henrique Rossato Gomes (Delegado KIQ) e à secretaria competente, a realização de estudos para a instalação de pontos de recarga para carros elétricos.
Na justificativa da matéria, aprovada e encaminhada ao Executivo, Galvão argumenta que Paranavaí é polo da Região Noroeste e precisa estar preparada para atender esta demanda. “Somos uma cidade referência, onde muitas pessoas de fora vêm para fomentar a nossa economia. De Maringá até a barranca do Rio Paraná não há um local para realizar a recarga destes veículos. Com a instalação destes pontos de abastecimento, nossa cidade seria a primeira a atender este novo modelo”, explicou o vereador.