(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Os membros da Academia de Letras e Artes de Paranavaí
Os membros da Academia de Letras e Artes de Paranavaí

LETRAS E ARTES

Alap empossa cinco novos integrantes

A Academia de Letras e Artes de Paranavaí – Alap – empossou cinco novos integrantes. A cerimônia realizada sábado (12), na Casa da Amizade (Rotary), contou com a participação de autoridades e lideranças regionais. A importância da academia para a cultura paranavaiense foi destacada pelos participantes. A entidade é composta por profissionais de vários segmentos, mas com um ponto comum: o interesse pelas letras e pelas artes.

O presidente Renato Frata conduziu a cerimônia. Ele falou sobre o papel da entidade e sobre a atuação dos novos membros ao lado dos tradicionais integrantes.

Falando em nome dos novos confrades e confreiras, Osiaste Tertuliano de Brito (Cadeira 25, Patrono Ariano Suassuna) citou a importância da cultura e das artes como alimento para o desenvolvimento da sociedade. Ele destacou a importância da noite de posse por se tratar da continuidade de um legado, passado de geração em geração. Brito é diretor municipal de Cultura de Loanda.

A confreira Gersonita Elpídio dos Santos, professora universitária, prestou homenagem aos membros já falecidos da academia. Citou as professoras Cleuza Cyrino Penha e Regina Maria Torrezan; o professor e jornalista Saul Bogoni; o policial militar e escritor Altair Cirilo dos Santos. “Nossos agradecimentos e a certeza de que a vida é breve, mas a arte é longa”, resumiu, referindo-se ao slogan da Alap (Ars Longa, Vita Brevis). Os membros que precisaram se afastar foram igualmente reconhecidos na manifestação de Gersonita. São eles: André Franco, Roberto Gonçalves, José Aparecido Cauneto e Sebastião Soares.

Empossado no evento, o jornalista Adão Ribeiro homenageou os 15 anos da Alap, a serem completados no dia 29 de agosto. Ele lembrou que a Alap deu muitos frutos graças aos fundadores e integrantes que chegaram posteriormente. Falou do desafio dos novos confrades que, juntamente com os veteranos, devem dar sequência ao grande trabalho executado.

Editor-chefe do Diário do Noroeste, Ribeiro informou que se trata de uma empresa com 67 anos de existência com circulação diária na região, levando as principais notícias e defendendo as grandes bandeiras de interesse coletivo.

O DN foi fundado por Euclides Bogoni e teve Saul Bogoni como editor e colunista por décadas. Atualmente o Diário integra o Grupo Carvalho. É dirigido por Sérgio Carvalho. Ribeiro passa a ser titular da cadeira de número três, cujo o patrono é Saul Bogoni.

Também foram empossados: Andrea Nascimento – Professora, declamadora e escritora (Cadeira 26, Patrono Ruben Alves); Karina dos Santos Lima – Atriz, poetiza e professora de artes circenses (Cadeira 27, Patronesse Cecília Meireles); Flávio Batista – Professor (Cadeira 13, Patrono Cláudio de Lima Vaz).

Presenças – Diversas autoridades prestigiaram a cerimônia formal de posse dos novos acadêmicos. Entre elas, o vice-prefeito Pedro Baraldi; o vereador Amarildo Geraldo Costa; Leonildo Giabardo Martins, representando do bispo diocesano Dom Mário Spaki; Pastor Júlio César Silva, da Igreja Batista Shalom; tenente André Luiz Kloss, representando o 8º Batalhão de Polícia Militar; Aparecida Helena de Brito, secretária de Educação de Loanda; Francisco Antônio Andrello Lopes – presidente do Conselho Honorífico da Alap. Um coquetel marcou o encerramento do ato de posse. A Alap se reúne mensalmente e debate temas ligados à educação e à cultura, sempre voltados ao interesse público.

 

   

 

 

 

 

 

(Texto: Adão Ribeiro)

Compartilhe: