REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
“As pessoas fecham os nossos olhos com a corrupção, e o Observatório Social Mirim nos faz enxergar, e com direitos e deveres.”
“É importante para o conhecimento de que você tem deveres, direitos, responsabilidades e tem que aprender a viver de forma respeitosa como cidadão.”
“Eu pretendo que o Brasil seja mais cuidado por nós, se fizermos nossa parte.”
“A importância do Observatório Mirim é ensinar a ter consciência sobre a política do país, aprender a escolher o vereador correto, e saber cuidar do seu voto.”
As frases acima foram elaboradas por alunos de sétimos e oitavos anos de escolas estaduais de Paranavaí. Eles participaram do projeto Observatório Mirim e resumiram em algumas palavras o que aprenderam durante os encontros.
Voto consciente, política, ética. A proposta do Observatório Social de Paranavaí é levar informações sobre diferentes aspectos sociais e de cidadania. Para isso a entidade promove reuniões com os estudantes e organiza visitas à Câmara de Vereadores. A formulação da frase encerra o ciclo de atividades.
O projeto Observatório Mirim já passou pelos colégios Curitiba e Enira Moraes Ribeiro. Com o fim do recesso escolar de julho, os encontros foram retomados, desta vez com alunos dos colégios cívico-militares Leonel Franca, Silvio Vida e Flauzina Dias Viegas.
O objetivo é que todas as escolas estaduais participem do projeto ao longo dos próximos meses.
São parceiros do Observatório Social: o Núcleo Regional de Educação, responsável por indicar os colégios; a Secretaria Municipal de Educação, que garante transporte para os estudantes; e a Câmara de Vereadores, que recebe os adolescentes para palestras sobre atribuições dos agentes públicos.