(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

INDÚSTRIA, COMÉRCIO E SERVIÇOS

Invest Paraná vai publicar guia para empresas estrangeiras investirem no Estado

O Paraná terá um guia para orientar empresas estrangeiras a investir no Estado dentro do plano de internacionalização da economia. O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Seic) e da Invest Paraná com a Amcham, a Câmara de Comércio Americana, e foi apresentado segunda-feira (14) no II Encontro de Consulados e Câmaras de Comércio, na sede da Federação do Comércio do Estado do Paraná (Fecomércio-PR). O manual “How to Invest in Paraná” – “Como Investir no Paraná”, do inglês – será publicado até o fim do ano.

O guia será editado em inglês e português, nas versões online e impressa. O objetivo, no entanto, é que o manual seja publicado em outras línguas com a colaboração dos 45 consulados que atuam no Estado.

“O Paraná está de portas abertas para todas as nações que queiram fazer negócios no Estado. Para isso, temos programas eficientes, como o Paraná Competitivo, que é um exemplo de captação de investimentos e desenvolvimento para o Estado e de oportunidade para a iniciativa privada”, destaca o secretário interino da Indústria, Comércio e Serviços, Christiano Puppi.

“O guia vai ajudar a trazer investimentos estrangeiros, porque muitas vezes o investidor tem as normas, os mecanismos, mas faltam mais informações para investir. E o guia vai fornecer essas informações de maneira fácil para que esse investimento seja direto”, diz Puppi.

O diretor de Relações Institucionais e Internacionais da Invest Paraná, Giancarlo Rocco, explica que o guia vai orientar os investidores estrangeiros onde podem ser atendidos e como buscar recursos e financiamentos para se instalar no Paraná. Para isso, o manual vai contar com dados não só da Invest Paraná e da Amcham, mas também da Seic, do Banco Regional de Desenvolvimento Econômico (BRDE), da Fomento Paraná, da Fecomércio e da Federação da Indústria do Estado do Paraná (Fiep).

“O guia vai apresentar o potencial do Paraná para os investidores e como eles podem percorrer as instituições na atração de investimentos. O manual é para que o investidor de fora aproveite de forma ágil o que há de melhor no Estado para sua jornada de investimento”, afirma.

Hassanein Zeaiter, um dos responsáveis pelo time de Desenvolvimento de Negócios e Comércio Internacional da Amcham, enfatiza que o guia será um manual prático e sucinto com todas as informações necessárias para as empresas estrangeiras investirem no Estado. “A economia no Paraná cresce cada dia mais, tornando o estado cada vez mais competitivo no cenário nacional e internacional, por isso iremos lançar este guia mostrando para as empresas do mercado externo como o Paraná fomenta negócios, e gera oportunidades em diversos setores, trazendo pro mercado maior clareza sobre como investir no Estado”, destaca.

O presidente da Sociedade do Corpo Consular do Paraná e cônsul honorário da República Tcheca, Rui Lemes, afirma que o guia vai reforçar a atuação estrangeira na economia do Estado. Lemes aponta que há muito interesse de outros países em fazer negócio no Paraná, o que vai ser facilitado com o manual. “A Invest Paraná é uma forte parceira do corpo consular. Por isso o guia será oportuno para gerar mais negócios”, diz ele, que também é diretor de Relações Internacionais da Fecomércio-PR.

PARANÁ COMPETITIVO – O programa Paraná Competitivo vai ter destaque no guia “How to Invest in Paraná”. Para isso, a Invest Paraná fez uma apresentação do projeto de atração de investimentos da iniciativa privada aos consulados e câmaras de comércio. O objetivo é de que essas entidades repliquem aos investidores de seus países as vantagens do programa que concede incentivos fiscais a empresas que se instalam ou expandem a operação no Estado. Só no 1º semestre, ele já captou R$ 6,1 bilhões de investimentos, que geraram 12,1 mil empregos diretos.

Fonte: Agência Estadual de Notícias

Compartilhe: