No mês Nacional do Aleitamento Materno, também conhecido como Agosto Dourado, as vereadoras Maria Clara Gomes, professora Cida Gonçalves, Fernanda Zanatta e Zenaide Borges, apresentaram projeto que garante o direito das mães amamentarem seus filhos, até os seis meses de idade, durante a aplicação de provas de concursos públicos da administração direta e indireta de Paranavaí.
A proposta assegura este direito, desde que seja realizada prévia solicitação à instituição organizadora, e que na data do concurso apresente a certidão de nascimento do bebê.
“Queremos favorecer a participação da mulher nos concursos públicos e proteger a correta alimentação de bebês, pois o leite materno fortalece a imunidade, dá segurança e tranquilidade, tem características bioquímicas já conhecidas pelo organismo da criança, evitando o surgimento de alergias, além de ajudar no desenvolvimento devido ao esforço para mamar, reduzir cólicas, combater anemias, impulsionar o desenvolvimento cognitivo e desenvolver a arcada dentária, entre tantos benefícios estudados e comprovados”, explicou Maria Clara.
Para tal concessão, a mãe deverá indicar um acompanhante que entrará no local até o limite estabelecido para o fechamento dos portões, e ficará responsável pela guarda da criança, em sala reservada. A amamentação poderá ser concedida a cada intervalo de duas horas, por até trinta minutos, por filho, e o tempo destinado será compensado durante a realização da prova, em igual período.
(Assessoria Câmara)