REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Agentes políticos, lideranças e empresários foram a Curitiba nesta quarta-feira (16) para pedir o apoio do Governo do Estado para readequar a PR-218, no trecho que liga Paranavaí ao Distrito de Graciosa. O grupo se reuniu com o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, e com o deputado estadual Adriano José.
Entre as melhorias solicitadas estão acostamentos, terceiras faixas, ciclovias, trevos, alargamento da ponte sobre o Ribeirão Paranavaí e redução do raio da curva que leva à indústria GTFoods, chamada de “Curva da Morte” pela grande quantidade de acidentes ali registrados.
O anteprojeto apresentado ao secretário estadual inclui um ponto de parada com portal turístico, remodelação do centro de Graciosa e readequação do trevo próximo à Yoki-Indemil e ao seminário.
O advogado Edilson Avelar participou da conversa e informou ao Diário do Noroeste que em razão da grande demanda o Governo do Estado não terá condições de elaborar o projeto das obras. “Portanto, dada a urgência, o projeto será terceirizado. O grupo buscará recursos com empresas, associações e federações.” O valor será calculado ainda este mês.
De acordo com Avelar, a buscar por verbas para concretizar as obras é fundamental para promover o desenvolvimento do Distrito de Graciosa, “que possui indústrias gigantes do setor alimentício e necessitam de estradas adequadas, pois utilizam bitrens e treminhões para o transporte”. A avaliação é que “a PR-218 precisa ser alargada para proporcionar o crescimento do setor”.
O grupo “Unidos pelas PR-218 de Paranavaí a Graciosa” congrega representantes da Prefeitura e da Câmara de Vereadores de Paranavaí, da Sociedade Civil Organizada do Paraná (Socipar) e da Associação dos Advogados do Noroeste do Paraná (Advog).
Participaram da reunião de ontem: Mateus Hobold, tabelião e líder comunitário da região distrital de Graciosa; Edilson Avelar, diretor da Advog e diretor da Socipar; Demerval Silvestre, presidente da Socipar; Hugo Toneti, engenheiro civil de infraestrutura rodoviária; deputado Soldado Adriano José; Lucas Barone, ex-vereador de Paranavaí e assessor do deputado; secretário Sandro Alex; e Fernando Furiati, diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).