REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Na manhã desta quarta-feira (16), por volta das 8h, 623 domicílios da região do Jardim São Jorge, em Paranavaí, ficaram sem energia elétrica. A interrupção temporária foi provocada por um acidente: um pássaro causou curto-circuito ao tocar em duas fases da rede.
De acordo com a assessoria de imprensa da Copel, 30 minutos depois do desligamento a equipe já havia reduzido o trecho afetado a 26 imóveis. A energia elétrica foi completamente restabelecida às 11h46.
Foi a segunda manhã consecutiva de queda. Na terça-feira (15), também houve interrupção no fornecimento de energia elétrica, situação registrada em diversos estados brasileiros. Segundo a Copel, a medida foi necessária para aliviar a carga de consumo.
Conforme publicação da Agência Brasil, ontem o ministro da Casa Civil, Rui Costa, declarou que não há razão que explique a queda de energia pelo país.
Em entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), ele reiterou a confiança no sistema elétrico nacional e disse que o ocorrido não se deve a falta de capacidade de geração, mas a um provável erro ou uma falha técnica.
O ministro descartou a hipótese de colapso. No passado, o país viveu apagões, mas por crise de geração de energia. “Os reservatórios de água estavam em baixa e havia mais demanda que oferta de energia. Não é o caso nesse momento. Estamos com sobra de energia. Os reservatórios estão cheios e temos um parque eólico e solar gerando muita energia. Então não há razão nem de oferta, nem de demanda para ter tido esse colapso”, informou à EBC.
Rui Costa garantiu que o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, solicitou investigações, inclusive policiais, sobre o episódio de terça-feira, a fim de identificar o que aconteceu.