Por que os realities shows de confinamento estão cada vez mais imprevisíveis?
Há muito tempo, considerando que a Record está para estrear, dia 18, a décima quinta edição de “A Fazenda” e a Globo, ano que vem, o “BBB 24”, se ouve falar em especialistas de reality show de confinamento – um formato, aliás, que o brasileiro é apaixonado e sempre chama atenção do mercado publicitário. Tem gente por aí que se diz expert em “dicas de sobrevivência” e até pessoas que, com uma agilidade impressionante, pulam de um para outro, caso de Bill Araújo e Lipe Ribeiro. Em meio a isso, evidentemente, também existem os espertalhões de plantão e é preciso ficar alerta. E aí, lá dentro, primeiro dia de programa, pensando apenas no prêmio milionário, o participante avisa que “não vai formar casal”, passará longe de brigas, polêmicas… e edredom, então, nem pensar: ‘a família tá vendo’. Só que nos episódios seguintes, tudo aquilo que foi “combinado com o público” desmorona de um instante para o outro. Parece até MMA. E isso, na verdade, é o grande barato de realities shows como “Fazenda” e “BBB”: a imprevisibilidade. Tudo pode acontecer, como se fosse uma novela da vida real. Algo que roteiro nenhum pode prever. A emoção tem falado mais alto e muitas vezes o cidadão até esquece que está sendo monitorado por dezenas de câmeras. Claro que o formato está sempre suscetível à presença de “plantas”, figuras que nada acrescentam ao jogo, mas, no geral, e felizmente para os amantes do gênero, o clima normalmente é de temperatura máxima.
TV Tudo
Gravando
Isa Salmen possui vários trabalhos na Globo e na Record, além do cinema e streaming. Como se não bastasse, fala italiano, francês, inglês, espanhol e português fluentemente. Ela também estará na próxima temporada de “Reis”, fazendo a personagem Aksa, que, entre outras funções, vai cuidar do Harém de Salomão.
“Estou muito feliz de fazer esse trabalho em ‘Reis’ e na Record, onde já sinto como uma segunda casa. Então é muito gratificante!”, declara a atriz.
Holofote
Ainda sobre “Reis”, já falamos sobre o bom trabalho realizado por essa jovem atriz, Esther Oliveira, intérprete de Tamar. E ela continua chamando atenção na trama.
Sua escolha para a personagem é um grande acerto da direção da série.
Novo projeto 1
A cineasta Susanna Lira, responsável por grandes trabalhos no cinema, televisão e streaming, entre eles, “Casão – Num Jogo Sem Regras” e “Adriano, Imperador” como os mais recente, vai adaptar o seu documentário “Torre das Donzelas” para ficção.
Ela já escreveu o argumento e vai começar a colocar em editais.
Novo projeto 2
A nova montagem ganhará o título de “Mulheres da Torre” e será negociada com plataformas de streaming.
Como se recorda, o documentário de 2018 debateu e denunciou experiências cruéis e brutais a que as mulheres prisioneiras foram sujeitas durante o período da Ditadura Militar brasileira (1964-1985).
Contou com relatos de diversas mulheres perseguidas e presas e das quais se destaca a ex-presidente Dilma Rousseff.
Lá fora
O ator e empresário Ronan Horta interpreta o fotógrafo Aníbal na sétima temporada da novela portuguesa “Festa é Festa”, transmitida pela TVI e produzida pela Plural Entertainment.
“Está sendo uma honra fazer parte desse elenco”, declara Ronan, que mora em Lisboa há 3 anos e possui vários projetos em paralelo com a carreira de ator, incluindo um espaço cultural para artistas se conectarem.
Inversão
Sobre toda essa confusão que envolve o “Vai Que Cola”, humorístico do Multishow/Globo, com direito a carta em que roteiristas denunciam violência psicológica praticada por integrantes do elenco, um profissional de lá decidiu resumir a questão: “Nas novelas e séries quem decide o futuro dos personagens é o autor.
Já no ‘Vai Que Cola’, quem decide é uma parte do elenco.”
Aí não, né!
Sinal de alerta
Como quase tudo nos canais pagos da Globo, o “Vai Que Cola” é uma produção independente. Realização de A Fábrica, hoje sob o comando da Banijay Americas, uma divisão da Banijay, holding internacional que controla diversas empresas de produção e distribuição de conteúdo para televisão e plataformas multimídia.
Um pessoal muito preocupado com seu conteúdo. Bom ficar esperto. Até porque ninguém sabe ainda como vai ficar o programa no ano que vem.
Streaming
A Netflix estreia em 6 de setembro a série de humor “B.O.”, protagonizada por Leandro Hassum.
Segundo a plataforma, uma produção leve, engraçada e com um elenco dedicado a fazer rir, sobre a rotina agitada e um tanto peculiar de uma delegacia de polícia no bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro.
Bruno Cabrerizo também está no elenco e faz o delegado
Azevedo, um tipo galanteador da 8ª DP.
Cinema
Novo filme do diretor André Pellenz, “Fluxo”, chega aos cinemas no dia 31. Gravado durante a pandemia, o longa, em preto e branco – é uma distopia, que mostra um casal em crise (Gabriel Godoy e Bruna Guerin), que terá que lidar com uma situação inesperada: um lockdown.
O elenco conta ainda com Cássio Gabus Mendes, Silvero Pereira e Guida Vianna.
Referência
Priscila Buiar, atriz da websérie “Stupid Wife”, recebeu o prêmio ‘Cruz da Referência Nacional’ nas artes cênicas, concedido pela ANCEC – Agência Nacional de Cultura e Empreendedorismo -, por seu trabalho como Valentina, na produção.
A entidade escolhe anualmente os destaques em setores como música, interpretação, personalidades, entre outros. A premiação aconteceu na Casa dos Açores, no Rio.
Bate-Rebate
· Talita Younan interpreta a professora Lilian na série “O Jogo Que Mudou a História”…
· …Aliás, por que o Globoplay está demorando tanto para estrear este trabalho?…
· …A série também conta com Otávio Muller no elenco, no papel de Seu Hélio, um preso político, que tem bastante destaque na narrativa.
· Georgina Castro gravou suas últimas cenas para a novela “Guerreiros do Sol”. Também do Globoplay.
· Ivete Sangalo tem construído uma carreira sólida na Globo…
· …Dificilmente fica fora da grade…
· … Já Claudia Leitte, destaque do “The Voice” em outros tempos, não coloca a televisão como prioridade.
· Gravações de “Elas Por Elas”, próxima novela das seis, acontecem também em cidade cenográfica, além de estúdio…
· …Mariana Santos, última a chegar ao elenco, vê a novela como uma grande oportunidade para sua carreira…
· …Afinal, protagonista é protagonista.
· Reforçando que a próxima edição do “Teleton” acontecerá nos dias 10 e 11 de novembro.
C´est fini
Será que a modernidade estragou a qualidade das novelas produzidas pela Globo? E daí um desejo cada vez maior do público pela realização de remakes? Um assunto que merece ser mais bem abordado. Como também o fato de veteranos, como Aguinaldo Silva e Marcilio Moraes não terem mais espaço na dramaturgia da casa.
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!