Núcleo Maria da Penha (Numape) é o nome do projeto da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) que oferece assistência a mulheres em situação de violência doméstica. O trabalho desenvolvido no campus de Paranavaí desde 2018 é referência para outros municípios.
Na semana passada, a ex-coordenadora do Numape de Paranavaí, professora Maria Inez Barboza Marques, esteve em Goioerê e Cornélio Procópio e falou sobre a rede de proteção às mulheres no município.
Tanto em Goioerê quanto em Cornélio Procópio participaram das palestras servidores dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, da Promotoria Pública, da Defensoria Pública e da Polícia Militar, além de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e de outros setores da sociedade civil.
O convite para ir a Goioerê partiu da assistente social Cássia Mercúrio, da Secretaria Municipal de Assistência Social. No caso de Cornélio Procópio, a proposta foi apresentada pelo tenente-coronel Jefferson Luiz de Souza, do 2º Comando Regional da Polícia Militar, que já respondeu pelo 8º Batalhão de Polícia Militar de Paranavaí, integrante da rede de proteção às mulheres.
As atividades fizeram parte da programação do Agosto Lilás, mês voltado para a conscientização sobre a violência doméstica.