TVs não podem mais perder audiência para o streaming no horário nobre
Desde a pandemia ou mais acentuadamente a partir do instante em que o Kantar Ibope promoveu mudanças na metodologia dos seus serviços, uma queda por inteiro foi observada na audiência da TV aberta.
Questionamentos à parte, os números demonstram que existiu um declínio em todos os horários, mas de modo muito especial na considerada faixa nobre, não por acaso, a que é mais atrativa e de maior valor para o mercado comercial.
Este também veio a ser, como demonstram as pesquisas, o momento em que a fuga para o streaming acontece de forma mais acentuada. O instante em que atinge o seu pico diário.
É por aí que a televisão, como forma de contra-ataque, deve se obrigar a criar atrativos muito maiores para o público, para estancar e, além de evitar novas ou continuadas fugas, trazer esse telespectador de volta.
Data hoje, o quadro é bem preocupante.
TV Tudo
Olha os números (1)
Em fevereiro de 2020, faixa das 18h, portanto um mês antes da pandemia, Globo, Record, SBT, Rede TV!, Band, Cultura e Gazeta somavam 45,9 pontos. Outros canais, 2,1, e TV paga, 8,4. Não havia medição do streaming.
Eram 63,8 aparelhos ligados.
Olha os números (2)
Agora em 2023, mesmo horário, números de 21 de agosto como exemplo: Globo, Record, SBT, Rede TV!, Band, Cultura e Gazeta totalizaram 38 pontos. Outros canais, 1,5, TV paga, 5,1, e streaming, 10,9. Aparelhos ligados, 58,5.
Vai daí que…
Cabe às TVs abertas, no caso SBT, Globo, Record, Rede TV!, Gazeta e Cultura, criarem mecanismos ou maiores atrativos para esta faixa de horário.
O problema está identificado, resta enfrentá-lo com a devida coragem e competência.
Parte musical
A ideia da Globo para o tema de abertura de “Elas Por Elas”, substituta de “Amor Perfeito”, é colocar várias mulheres cantando o sucesso homônimo de The Fevers, que embalou o original de Cassiano Gabus Mendes.
Preta Gil deverá compor esse grupo.
Descontrole
Ângelo Antônio é outro que vive um momento de muita exposição na tela da Globo.
Fazendo (e bem) um dos principais papéis de “Terra e Paixão”, o ator, até semana passada, aparecia na nova temporada de “Segunda Chamada” e, a partir desta segunda-feira, também poderá ser visto em “Todas as Flores”.
Oficina
Globo, e isto se confirma, está trabalhando para revelar novos autores. Já existem cursos para isto. Mas a informação é que tentando formar autores para produções das 18h.
Estranho isso. Formação com classificação indicativa? Como assim? O importante é achar pessoas competentes para o ofício. O horário se vê depois.
Todo dia
Dia desses, neste mesmo espaço, foi destaque que Amaury Junior está preparando sua estreia na TV Cultura.
E está mesmo. Todos os dias, praticamente, ele tem preparado matérias as mais diferentes, que já montam um estoque dos mais interessantes. O que se observa é que, em assuntos os mais diversos, ele tem buscado ângulos bem diferentes.
Ordem do inverso
Em toda edição de “A Fazenda” tem um pouco disso, mas a próxima está exigindo um trabalho um pouco além do diretor Rodrigo Carelli.
Está pesado, a todo hora, não confirmar – porque isso não faz mesmo, mas desmentir nomes de quem não irão participar.
Está confirmado
Marcelo Serrado, alguém com vários trabalhos na Record e na Globo, está confirmado no elenco de “Beleza Fatal”, primeira novela da HBO Max, de autoria de Raphael Montes.
Será um respeitado cirurgião. Começa a gravar este mês.
Como os nossos pais (1)
Agora observa-se esse movimento na TV, com os filhos seguindo os passos dos pais na área de apresentação de programas.
Já temos Patrícia Abravanel no SBT, Vicente e Joel Datena na Band, além de Leo Von aparecendo, sempre que preciso, no “Manhã do Ronnie”, pela Rede TV!.
Como os nossos pais (2)
E já existe, para os próximos tempos, a expectativa da chegada de novos filhos de famosos, com seus próprios programas.
João Guilherme Silva, a partir de outubro, vai estrear o “Programa do João” na Band e, quem sabe, no ano que vem, a entrada de João Augusto Liberato, filho do Gugu, no SBT.
Estreia
A Rede TV! promove nesta segunda-feira, às 18h, a estreia do dorama “Descendentes do Sol”, estrelado pelos atores sul-coreanos Song Joong Ki e Song Hye Kyo. História de um militar das forças especiais e uma médica-cirurgiã que vivem um romance inesperado no caos de um país em guerra.
Detalhe: os protagonistas se apaixonaram durante as gravações e tiveram um relacionamento também fora das telas. Hoje, não estão mais juntos.
Bate – Rebate
· A TV Aparecida comemora 18 anos este mês entre as 10 emissoras de TV abertas mais assistidas do Brasil e presente em 25 Estados e suas capitais, mais o Distrito Federal e 1079 municípios…
· …Na sexta (8), dia do aniversário, a programação será toda festiva, com direito a show de Gian e Giovani, às 20h.
· Uma das mais consagradas séries do Discovery, “Quilos Mortais” irá ganhar uma versão italiana…
· … A produção “Quilos Mortais: Itália (La Clinica per Rinascere: Obesity Center Caserta) estreia na quarta-feira, dia 13, às 22h20, no Discovery e também estará disponível no discovery+…
· …Lá, os participantes vão ao consultório do Dr. Cristiano Giardello, um renomado cirurgião especializado no tratamento de obesidade.
· Já em exibição nos Estados Unidos, a série “Fire Country” chega ao Sony Channel no dia 18 de setembro, às 21h55…
· … A trama gira em torno de um jovem presidiário que, na busca por redenção e a redução de sua pena, se junta ao Departamento Florestal e de Incêndios da Califórnia.
· Vontade existe, mas até agora a Rede TV! não chegou a um acordo para comprar a Bundesliga, campeonato alemão…
· … Parece que o problema é dinheiro.
· No SBT há o desejo de mexer com a programação dos sábados, mas não tão imediatamente…
· … Existem contratos que devem ser cumpridos. Por enquanto, ou talvez até o final do ano, tudo deve continuar como está.
· Há uma inquietação no mercado por parte de uma grande maioria de atores…
· … A produção do streaming não está acontecendo na altura que se desejava.
C´est fini
A Record pretende levar grandes estrelas da TV para as próximas temporadas da série “Reis”. Nomes na altura de Carlo Porto, Francisca Queiroz, Juliana Boller, José Rubens Chachá, Roberto Birindelli, Paloma Bernardi, Petrônio Gontijo, Marcos Winter…, que já contribuíram para a produção. Existe essa preocupação e uma procura no mercado. Como a nova, A Sucessão, já está em curso, essas novidades poderão surgir a partir da décima temporada.
Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!