Foi realizada nesta quinta-feira, 31, a inauguração das instalações do IML (Instituto Médico Legal) no município de Loanda. Nesse primeiro momento a sede do plantão será no prédio da antiga Delegacia da Polícia Civil, mas o município já fez a doação de um terreno ao Governo do Estado para a construção da sede definitiva com as devidas estruturas, necessárias para um bom atendimento à população.
“Hoje demos mais um importante passo na nossa administração. Mais uma vez Loanda sendo referência regional e trazendo de volta os serviços públicos que irão beneficiar toda nossa região. A Polícia Científica já é uma realidade, hoje entregamos as instalações onde funcionará o plantão do atendimento. Uma importante conquista que irá beneficiar os Municípios pertencentes ao Consórcio Comafen.”, declarou o prefeito de Loanda Zé Maria.
A Polícia Científica em Loanda terá o veículo de remoção e cinco servidores que dividirão os plantões de 24 horas e na Operação Verão também contará com um perito de plantão.
“Essa é uma grande conquista para nossa região do Extremo Noroeste, uma luta que juntos vencemos, que incialmente terá na unidade cinco servidores e o veículo rabecão para recolher com mais agilidade para encaminhamento de perícia em virtude do óbito, até hoje atendidos por Paranavaí. Todas as sementes que plantamos juntos pelo Noroeste começam a dar seus frutos e quem ganha com isso são os moradores da região mais linda do Paraná, que é o nosso Noroeste”, celebrou o prefeito de Santa Cruz de Monte Castelo Fran Boni.
“Agradecemos a presença de todas as autoridades, representando as forças de segurança. Ao senhor Evandro Luiz Lustre, atual chefe da unidade da Polícia Científica de Paranavaí, pelo esforço para que esse sonho se tornasse realidade e que no dia de hoje, encerra seu ciclo em Paranavaí. Ao senhor Antônio Marcos Boeing da Costa, que a partir de hoje assume a chefia da unidade da Polícia Científica de Paranavaí”, continuou o prefeito Zé Maria.
Estiveram presentes ainda na solenidade o senhor Márcio Alexandre Tavares, assessor da direção geral da Polícia Científica do Paraná, Alessandro Burko, gestor de Frotas da Polícia Científica do Paraná, Marcelo Sato Miyoshi, gestor da Cadeia Pública de Loanda, entre outras diversas autoridades.
A Polícia Técnico-Científica desenvolve trabalhos de pesquisa nos campos da Criminalística e da Medicina Legal, sendo especializada na produção da chamada prova técnica ou prova pericial, mediante a análise científica de vestígios produzidos e deixados na prática de delitos.