Quais são os principais problemas da administração pública que dificultam a vida dos paranaenses e que, por esse motivo, deverão ser priorizados pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná em seu Plano Anual de Fiscalização (PAF) de 2024? Os cidadãos podem contribuir nesta definição de prioridades, respondendo a esse questionário, de forma objetiva e rápida – dura menos de cinco minutos. Lançada nesta sexta-feira (1º), a pesquisa online poderá ser respondida até o dia 15 de setembro.
Para responder o questionário é necessário informar grau de escolaridade, profissão ou atividade que exerce e município paranaense em que mora. Entre as opções listadas, o participante poderá indicar as áreas da administração pública que considera as mais problemáticas no lugar onde vive, que mereçam atenção especial do Tribunal de Contas.
“Nosso objetivo é contribuir para a melhoria da gestão pública no Paraná, para que sejam oferecidos serviços cada vez melhores à população”, explica o auditor de controle externo Djalma Riesemberg Júnior, coordenador-geral de Fiscalização do TCE-PR. Aproximar o Tribunal da sociedade, buscando mais resultados que a beneficiem, é a visão estabelecida pela Corte no seu Plano Estratégico 2022-2027.
Plano Anual de Fiscalização – O PAF de 2024 deverá ser aprovado pelo Tribunal Pleno até o final de outubro deste ano, conforme previsto no Regimento Interno da Casa, e executado ao longo do próximo ano. Nesses trabalhos será utilizado o Manual de Padrões de Fiscalização do TCE-PR – produto do novo Plano Estratégico que padroniza os conceitos e procedimentos na área, a serem adotados nas fiscalizações nas esferas estadual e municipal. O novo manual está alinhado às Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público (NBASPs), consolidadas pelo Instituto Rui Barbosa (IRB).
O Relatório de Balanço Final do Plano Anual de Fiscalização (PAF) de 2022 está disponível para consulta no portal do TCE-PR na internet. O PAF de 2023 atualmente está em execução.