(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

ARTIGO

FUTEBOL ATUAL: EVOLUÇÃO OU INVOLUÇÃO?

Após o acerto de Neymar com o mundo Árabe, mais especificamente com o Al Hilal, da Saudi Pro League com valores aproximados de R$ 483,5 milhões, a pergunta que paira sobre os amantes do futebol é: Onde vai parar o mundo do futebol? Se levarmos em consideração o contrato do craque Brasileiro, vamos perceber que a venda do Cruzeiro a Ronaldo Fenômeno por R$ 400 milhões foi irrisória. Então quanto vale um jogador de futebol?

            No livro “Futebol como ele é” (leitura obrigatória), o jornalista Rodrigo Capelo nos mostra essa evolução, desde os primórdios do amadorismo brasileiro na modalidade. Voltemos ao ano de 1942, Leônidas da Silva, considerado o principal jogador brasileiro até o momento, com 28 anos (considerado veterano na época), trocou o Flamengo do Rio pelo São Paulo Futebol Clube por 200 contos de réis (considerado a primeira luva paga no Brasil).

            Naquela época, para se ter ideia, o prêmio máximo da loteria federal era de 300 contos de réis, uma casa média: 70 contos de réis, um carro Ford “Luxo” do ano: 3 contos de réis. Por conta de constantes trocas de moedas no Brasil, não é possível realizar uma conversão exata de quanto 200 contos valeriam atualmente.

            Outro detalhe importante é que do montante de 200 contos de réis, apenas 80 contos foram para o craque, 80 contos para o Flamengo, e o restante foi pago com honorários dos advogados e salários atrasados do Flamengo. Por conta dessas tratativas, e pelo seu pagamento, essa foi considerada a primeira transação na história realizadas por intermediários no futebol brasileiro.

            Após a contratação de Leônidas, o São Paulo (em uma época que não existia o sócio torcedor), aumentou exponencialmente sua receita passando a abrigar públicos de 70.000 pessoas no Pacaembu, e 100.000 pessoas posteriormente no Morumbi. Outra inovação ocorrida na época é que, pela primeira vez, uma equipe multidisciplinar é contratada pelo São Paulo para colocar Leônidas em melhores condições físicas, pois estava 8 kg acima do peso.

            Nesse período, o São Paulo passou a ser o clube que mais arrecadou com o futebol, o clube do Morumbi arrecadou aproximadamente 2,6 milhões de reais (moeda atual), enquanto o Vasco da Gama, base da seleção brasileira arrecadou aproximadamente 1,1 milhões de reais (valores ajustados).

            Leônidas foi considerado o primeiro atleta a perceber valores de salário acima dos trabalhadores nesse período. O salário-mínimo na época era de 240 mirreis, e Leônidas ganhava 2 contos de réis, ou seja, 8 vezes o valor de um trabalhador normal, bem abaixo dos 52.000 salários mínimos que Neymar recebe atualmente.

Compartilhe: