Para entender melhor o cenário atual do setor de turismo no Estado, uma parceria foi estabelecida entre o Sebrae/PR, a Fecomércio PR e o Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Turismo (Setu). A colaboração tem como objetivo realizar uma pesquisa on-line abrangente, destinada a compreender os desafios e as oportunidades que as micro e pequenas empresas paranaenses relacionadas ao segmento do turismo enfrentam.
A pesquisa, que começou no dia 5 de setembro e irá até 9 de outubro deste ano, é de fácil acesso e rápida conclusão. Bastam apenas alguns minutos para ser preenchida. A participação de empresários e empresárias do setor é considerada crucial para o sucesso da iniciativa, pois os dados coletados servirão como base para embasar políticas públicas, estratégias de negócios e futuros investimentos.
A cadeia do turismo é formada por 21 atividades econômicas, com empresas em todos os municípios do Paraná
(Crédito: José Fernando Ogura/AEN )
A coordenadora de Turismo, Economia Criativa e Artesanato do Sebrae/PR, Patricia Albanez, enfatiza que o turismo é uma força da economia paranaense, gerando empregos e contribuindo para o crescimento do nosso Estado. A cadeia do turismo é formada por 21 atividades econômicas, com empresas em todos os municípios do Paraná, sexto maior em concentração de empreendimentos do setor. São cerca de 160 mil negócios e, destes, 94% são micro ou pequenos.
“A participação de empresários e empresárias deste setor, é crucial para o sucesso desta iniciativa. Os dados coletados irão não só informar políticas públicas direcionadas para o turismo, mas também auxiliarão na definição de estratégias de negócios e na identificação de áreas que necessitam de futuros investimentos. É uma oportunidade única para ter suas vozes ouvidas e suas necessidades compreendidas.”, convida Patricia.
O resultado do estudo visa oferecer uma visão abrangente para quem empreende e, também, para autoridades governamentais, acadêmicos e interessados no desenvolvimento do turismo no Paraná.
“O levantamento permitirá compreender, em profundidade, o panorama atual, desafios e oportunidades enfrentados pelas empresas relacionadas ao turismo no estado”, explica o secretário do Turismo, Marcio Nunes.
Para contribuir com a pesquisa, os interessados podem acessar o formulário on-line disponibilizado pelas organizações envolvidas. A intenção é coletar informações que ajudem a aprimorar as diferentes vertentes do turismo no Paraná, como agências de turismo, meios de hospedagem, organizadoras de eventos, entre outros.
Para o coordenador da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio PR, Giovanni Diego Bagatini, quando aquecido, o setor de turismo impacta mais de 500 atividades econômicas e é responsável por um em cada dez empregos.
“Além disso, ele traz recursos e desenvolvimento socioeconômico aos destinos visitados e, no contexto internacional, contribui para um saldo positivo da balança comercial. Devido à sua importância, a Fecomércio PR busca aprofundar o conhecimento sobre o turismo empresarial no Paraná. Isso ajudará a direcionar as ações do Sesc, seu braço social, e do Senac, focado em qualificação profissional”, diz.
Variedade de estabelecimentos
A pesquisa abordará várias atividades no setor de turismo, buscando entender as dinâmicas e impactos de cada uma delas no mercado e na experiência do turista. Isso inclui agências de turismo, tanto as receptivas — que acolhem turistas em um determinado destino — quanto as emissivas, que vendem pacotes de viagens para destinos nacionais ou internacionais.
Também serão investigados os meios de hospedagem, como hotéis e pousadas, e organizadoras de eventos, que planejam e executam atividades turísticas como conferências e festivais.
Guias de turismo, responsáveis por orientar e auxiliar os visitantes, estão igualmente na lista, bem como restaurantes, cafeterias, bares e similares que oferecem a gastronomia local. Acampamentos turísticos e parques temáticos também estão no radar, assim como casas de espetáculos e equipamentos de animação turística, que adicionam valor cultural e de entretenimento aos destinos.
O estudo também vai pesquisar centros de convenções, empreendimentos de apoio ao turismo náutico e à pesca desportiva, locadoras de veículos para turistas, prestadores de infraestrutura de apoio para eventos, empresas especializadas em segmentos turísticos específicos e transportadoras turísticas que facilitam o deslocamento dos turistas.
Feira do Empreendedor 2023
Promovida pelo Sebrae/PR, de 14 a 17 de setembro, em Curitiba, a Feira do Empreendedor será gratuita e voltada para quem deseja empreender, possui um negócio ou está em busca de networking e informações sobre o mercado, com orientações e consultorias de especialistas. O evento terá expositores de segmentos como franquias, máquinas e equipamentos, serviços e soluções digitais. A Feira apresentará lojas conceito de moda, cafeteria, pet shop e salão de beleza, palestras, rodadas de negócios, além de espaços de experiência e games, com foco em negócios e empreendedorismo. Mais informações e inscrições pelo site http://www.sebraepr.com.br/feiradoempreendedor.