REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Isabella, Laura e Daniel já estão com as malas prontas. Na noite desta quinta-feira (14), os três embarcam em uma jornada em busca de conhecimento. O destino é a cidade de São Paulo, mais especificamente o 2º Encontro Mecatrônica Jovem – aprendendo ciência e tecnologia.
Eles são estudantes de escolas públicas de Paranavaí e participam das atividades de contraturno desenvolvidas no Centro de Atendimento Especial à Criança e ao Adolescente de Paranavaí (Cecap). Entre as tarefas realizadas ao longo da semana estão os projetos da Oficina de Robótica, coordenados pelo instrutor Vander da Silva.
Este ano, os alunos criaram duas soluções específicas para a cadeia produtiva de laranja, ambas serão apresentadas no evento em São Paulo. Uma é a suqueira, que seleciona as frutas de forma automatizada a partir do teor de acidez. A outra é um equipamento da área fabril.
A ideia foi construída depois de uma visita à fábrica de sucos Prat’s. As crianças e os adolescentes conheceram as instalações e identificaram situações que poderiam ser aprimoradas. Depois conversaram e se propuseram a aplicar de forma prática os conhecimentos em robótica. Todos os estudantes participaram da confecção dos projetos.
Isabella fala das expectativas para o 2º Encontro Mecatrônica Jovem. “Vamos conhecer as histórias das pessoas, conhecer visões diferentes, trocar experiências.” Daniel complementa: “Vamos saber se fizeram os projetos de um jeito diferente ou mais fácil”.
Todos os conhecimentos adquiridos durante a feira serão compartilhados com os colegas do Cecap. Com certeza a equipe voltará trazendo novas ideias, garante Isabella.
Daniel considera a oportunidade emocionante. Saber que estará em uma feira de robótica em São Paulo, com pessoas de outras regiões do Brasil, mostra que o esforço e a dedicação aos estudos valem a pena. O menino se sente orgulhoso e estende os agradecimentos a todos os companheiros da Oficina de Robótica do Cecap.
É a segunda vez que os estudantes de Paranavaí participam do Encontro Mecatrônica Jovem. No ano passado, apresentaram um projeto de automatização de processos manuais da pecuária bovina.
Isabella Rodrigues tem 14 anos de idade, está no 8º ano e estuda no Colégio Estadual Dr. Marins Alves de Camargo. Daniel Chagas tem 10 anos de idade, está no 5º ano e estuda na Escola Municipal Hermeto Botelho. Laura Santos de Araújo também tem 10 anos de idade e está no 5º ano, estudante da Escola Municipal Cecília Meireles – ela não participou da conversa com o Diário do Noroeste, pois estava em horário de aula.