REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
A temperatura mínima pode chegar a 11°C em Paranavaí nesta sexta-feira (15) e a máxima, a 27°C. A previsão é do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), que também indica predomínio de sol durante todo o dia.
O final de semana terá tempo estável e os termômetros voltam a subir a partir de sábado (16), podendo atingir máxima de 33°C. Domingo (17) será ainda mais quente: são esperados 39°C.
A tendência é que os dias seguintes continuem com elevação de temperatura e o Simepar prevê 40°C quarta-feira (20), 42°C quinta-feira (21) e até 43°C sábado (23).
As variações nas condições do tempo têm sido frequentes ao longo deste ano, em razão do fenômeno climático El Niño, caracterizado pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico, com influência em todo o globo terrestre.
Com a formação antecipada do El Niño este ano, é possível que tenha tempo para crescer mais do que em temporadas anteriores e alcançar proporções mais preocupantes. Com isso, é esperado que 2023 bata recordes e seja o ano mais quente.
Para dar uma ideia da influência do El Niño também sobre Paranavaí, basta lembrar que no dia 23 de agosto, em pleno inverno, a cidade registrou a maior temperatura do ano, 34,8°C.
Na tarde de quarta-feira (13), por volta das 13h, a média de temperatura chegou a 33,7°C, mas o avanço rápido de uma frente fria sobre o Sul do Brasil provocou mudanças bruscas e no mesmo dia, às 16h, a média de temperatura chegou a 21,7°C.
Esse sistema frontal encontrou o ambiente aquecido e trouxe ventos fortes com velocidade de 25,2 km/h e rajadas de vento de até 45,7 km/h.
O vendaval provocou danos à rede elétrica e desligamentos em Paranavaí. Só no Jardim São Jorge, o rompimento de uma conexão deixou 80 imóveis sem energia elétrica. De acordo com a assessoria de imprensa da Copel, as equipes técnicas atuaram desde a noite de quarta-feira até a manhã de quinta-feira e restabeleceram o fornecimento.