REINALDO SILVA
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Até domingo (24) os veículos que passarem pela BR-376 entre Paranavaí e Nova Londrina entrarão para as estatísticas da Perplan – Engenharia e Planejamento. A empresa foi contratada pela Sociedade Civil Organizada do Paraná (Socipar) com o objetivo de promover a contagem do tráfego. Os números servirão como base para o pedido de duplicação do trecho.
A preocupação é com a nova modelagem de concessões de rodovias federais no território paranaense, que prevê apenas a inclusão de terceiras faixas. As obras seriam executadas em duas etapas, em 2028 e 2030. A proposta é inadmissível, assevera o advogado Edilson Avelar, tesoureiro da Socipar.
O tráfego intenso de veículos pela BR-376 exige pistas duplas nos dois sentidos – tanto em razão do transporte de grãos do Centro-Oeste do Brasil até o Porto de Paranaguá quanto pelo turismo emergente nas praias de água doce da região.
Um levantamento da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) mostra que o Porto de Paranaguá é o principal ponto de escoamento da produção agrícola sul-mato-grossense. O volume transportado em 2021 ultrapassou 5,3 milhões de toneladas; em 2022 aumentou para quase 5,9 milhões; e de janeiro a julho de 2023 chegou perto de 4 milhões.
Para comparar, em 2021 o Porto de Santos recebeu 5 milhões de toneladas de grãos produzidos em Mato Grosso do Sul; em 2022 foram 5,5 milhões; e 3,3 milhões nos sete primeiros meses de 2023.
Contagem de veículos – O presidente da Socipar, Demerval Silvestre, lembra que o trecho entre Paranavaí e Nova Londrina já passou pela contagem de veículos em outros momentos. Em 2015, por exemplo, a empresa que administrava a rodovia identificou 10.700 eixos por dia. O número subiu para 11.700 em 2019.
É a partir desses dados que o Governo Federal aponta a inviabilidade da duplicação da BR-376, mas a Socipar contesta: em 2022 custeou mais um levantamento de tráfego entre Paranavaí e Nova Londrina, contabilizando 23.400 eixos diários.
O parecer do Governo Federal também desconsidera a coleta de dados de 2022, efetuada em fevereiro, pois teria sido influenciada pelas viagens do período de carnaval.
Desta vez, sem datas comemorativas próximas, a Socipar espera validar os números e comprovar o grande fluxo de veículos na BR-376. “A duplicação é necessária porquanto com a elevação do tráfego e recordes de produção de grãos, o número de acidentes simples e fatais tem crescido vertiginosamente”, diz o diretor Edilson Avelar.
São contratantes da Perplan – Engenharia e Planejamento empresas e associações que atuam em Paranavaí e outros municípios do Noroeste do Paraná, inclusive Maringá.
Uma câmera foi instalada perto do trevo de acesso ao Distrito de Piracema, a outra, próximo a Guairaçá.