O londrinense Emerson Miguel Petriv – conhecido Boca Aberta – esteve ontem em Paranavaí. Ele entregou R$ 200 mil para a saúde do município, fruto de emenda parlamentar quando exercia o mandato de deputado federal. Além dos compromissos para repasse de verbas, ele também fez contatos com a imprensa e visitou a redação do Diário do Noroeste.
Boca Aberta teve o diploma cassado por decisão judicial (Tribunal Superior Eleitoral – TSE), com consequente afastamento do mandato. Ainda assim, destaca, vem cumprindo o dever de entregar recursos garantidos para as cidades, independente de compromissos políticos com as lideranças locais.
Acompanhado do filho, deputado estadual Matheus Viniccius Ribeiro Petriv (Boca Aberta Júnior), e da esposa, vereadora londrinense Mara Boca Aberta, o ex-parlamentar explica que vai pleitear um novo mandato na Câmara Federal em 2022. Isso porque, embora com o diploma cassado no que considera uma manobra de bastidores, não perdeu os direitos políticos.
A perda do mandato se deu por conta de uma cassação anterior, quando vereador de Londrina. Na ocasião, a Câmara londrinense entendeu que houve falta de decoro, pois Boca Aberta fez uma “vaquinha” virtual para pagar multa eleitoral. Ele foi o vereador mais votado do Paraná em 2016, com 11.480 votos.
Além de Paranavaí, Boca Aberta está visitando diversas cidades, igualmente entregando recursos. Cita que a verba é destinada com critérios técnicos, independente do posicionamento político do prefeito. No caso específico de Paranavaí, foi mais além: “Nem conheço o prefeito”, reforçou, complementando que as lideranças o apoiam de forma voluntária, se julgarem importante.
Boca Aberta Júnior está no seu primeiro mandato de deputado estadual e vai pleitear a reeleição no ano que vem. Segue a linha do pai, destacando o foco na área da saúde.
A família poderá ter também outra candidata em 2022. Mara Boca Aberta deve pleitear a vaga paranaense no Senado. Ela foi a vereadora mais votada de Londrina em 2020, totalizando 6.192 votos. Boca Aberta é filiado ao PROS, mas antecipa que deve mudar de partido, sigla ainda não definida.