Os suplementos alimentares são parte importante da alimentação humana. Eles podem ser usados para fins estéticos ou como auxiliar na sua nutrição. Mas para que serve suplemento para cachorro? Quando e por que usar?
Com a grande oferta desses produtos nas lojas especializadas e nas redes sociais, é de se esperar que o seu consumo seja necessário para todos os animais a qualquer momento. Porém, não é bem assim.
Os suplementos vitamínico-minerais para animais são produtos de uso veterinário e foram desenvolvidos para fases críticas da vida deles ou quando ocorrem carências desses nutrientes.
Eles servem para suprir alguma necessidade de nutrientes carentes na sua dieta ou em determinadas fases de sua vida, em casos de doenças, idade madura, sensibilidade em órgãos ou pele, para cães atletas e para as gestantes ou lactantes. Entendeu quando dar vitamina para cachorro?
Porém, não é todo animal que necessita de suplementos alimentares. Na verdade, isso não é aconselhado, pois o excesso de nutrientes é tão maléfico quanto sua carência. Quer saber para que serve suplemento para cachorro? Continue lendo! Explicaremos a função de cada um deles.
Diferentes tipos de suplementos
Antes de dizer para que serve suplemento para cachorro e quais produtos podemos oferecer para ele, o tutor deve procurar um médico-veterinário. Afinal, só esse especialista é capaz de descobrir se ele realmente precisa de nutrientes a mais.
Com o auxílio do especialista, é possível descobrir qual a melhor vitamina para cachorro que apresenta problemas nas articulações, por exemplo. Dessa forma, ele irá recomendar ômegas, colágeno ou com protetores de cartilagem, a fim de fortalecer os ossos.
Se for um pet com desequilíbrio na microbiota intestinal, ele pode ser medicado com um suplemento para cachorro à base de simbióticos ou prebióticos e probióticos. Assim, cada suplemento possui uma função de acordo com o que cada animal precisa. Saiba mais a seguir.
Camomila e Maracujá – Conhecidos por acalmar, reduzir estresse e melhorar a qualidade do sono, a camomila e o maracujá são a base para muitos suplementos alimentares. No caso dos cães, essas plantinhas também podem ter os mesmos efeitos que têm para nós, humanos.
Sendo também indicados para peludos ansiosos, além de acalmar, esses dois componentes podem melhorar comportamentos destrutivos causados pelo estresse. Dessa maneira, são produtos naturais que trazem diversos benefícios.
Prebióticos e probióticos – Os prebióticos e probióticos podem otimizar a absorção dos nutrientes presentes nos alimentos e auxiliar no reequilíbrio da flora intestinal. Juntos, promovem a melhora da saúde do pet em geral.
Estudos mostram que quando a saúde intestinal está em dia, todo o corpo desempenha melhor suas funções. Por isso, esses suplementos são muito recomendados em várias fases da vida do animal.
Se você está se perguntando “qual suplemento posso dar para filhote de cachorro?”, saiba que os probióticos são muito usados nessa fase. Isso porque, como os pets levam tudo para a boca, acabam tendo desarranjos intestinais com frequência, e esses produtos auxiliam no controle intestinal.
Colágeno, ácidos graxos e magnésio
Assim como no exemplo anterior, o suplemento com esses ingredientes auxilia no fortalecimento das cartilagens e proteção das articulações. Então, se o pet possui dificuldade de andar ou tem muita dor no corpo, esse pode ser um suplemento indicado para ele.
Ômegas 3, 6, vitaminas e minerais – Se você está buscando um suplemento canino para pelo e pele, prefira os que possuem ômegas 3 e 6, vitaminas como A e E, e zinco. Tais componentes deixam a pelagem e pele macias, e ainda podem diminuir a queda de pelo, em alguns casos.
Fibras, carnitina e colágeno – As fibras e a carnitina são ótimos componentes para auxiliar na perda de peso dos cachorrinhos. Já o colágeno contribui para que a pele flácida volte à textura normal conforme o pet for emagrecendo. O colágeno do tipo II auxilia na manutenção da articulação. Por conseguinte, é um suplemento para cachorro que pode ajudar a reduzir a gordura localizada.
Cardo-mariano e alcachofra
Alguns amigos de quatro patas possuem saúde hepática frágil. Nesse caso, o cardo-mariano e a alcachofra são opções para a manutenção do bem-estar canino. Esses componentes também melhoram a saúde digestiva.
Vitaminas B1, B2, B6 e B12 – Os amigos peludos que estão em fase de recuperação por terem feito uma cirurgia recente, por exemplo, precisam de um complemento alimentar que recupere suas forças, e a vitamina para cachorro não pode faltar!
As vitaminas B1, B2, B6 e B12 auxiliam no funcionamento correto das enzimas, fortalecendo o metabolismo dos carboidratos e promovendo a saúde do sistema nervoso e intestino. Além disso, diminuem a inflamação dos nervos e ajudam os cães com dores na coluna.
Malefícios do excesso de nutrientes – Diante de tantas coisas boas faladas sobre esses ingredientes usados nos suplementos e ao saber para que serve suplemento para cachorro, dá vontade de sair comprando todos, não é? Afinal, é importante garantir que o peludo tenha acesso a todos esses benefícios, não é mesmo?
Mas alto lá! O excesso de nutrientes causa muito mal. A vitamina A, por exemplo, quando em exagero, pode causar distúrbios na coagulação do sangue, o que aumenta o risco de trombose.
O cálcio é outro exemplo desse mal: quando usado em filhotes que já comem rações Super Premium, provoca a má formação do esqueleto e calcificações precoces das cartilagens.
O excesso de vitamina D também podem levar a alterações osteo esqueléticas, vômito, anorexia, alteração no metabolismo do cálcio.
(Extraído de petz.com.br)