Por Igor Mateus
No sábado (30) Paranavaí foi a capital do balonismo paranaense. O evento organizado pelo Jogos de Aventura e Natureza foi realizado na pista de atletismo do Colégio Estadual. Cerca de 150 pessoas passaram pelo local. Para muitos, a primeira oportunidade de ver um balão de perto. Porém, a ação, que teve como objetivo conectar as pessoas com a natureza e estimular o aprendizado sobre a atividade, teve que ser cancelada pelos organizadores em virtude do mau tempo.
Por volta das 17h, horário pré-estabelecido para o começo do evento, várias nuvens de chuva se formaram ao redor da Cidade Poesia. Apesar de não ter chovido, um forte vento impediu que os balões ficassem com quantidade de ar suficiente, estabilizados na posição vertical “em pé”.
A decisão para abortar a ideia saiu às 18h30. Ou seja, durante o tempo de 1h30 as pessoas que foram até a pista ainda puderam ver de perto os balões, entrar dentro para fazer fotos com a família e tirar dúvidas com os pilotos sobre como é a experiência de voar.
“Estou desde o sábado passado, são oito dias voando a região. A recepção tem sido muito boa. Ouvimos comentários de que estaria sendo a primeira oportunidade para muitas pessoas de poder ver um balão de perto. O sentimento é de dever cumprido”, afirmou Aquilino Gimenes, pilo comercial de Curitiba há 30 anos.
Outro piloto de balão, Milton Lima, elogiou o projeto dos Jogos de Aventura e Natureza. “Está sendo um prazer imenso estar em Paranavaí, estive também em outras cidades do Noroeste do Estado, como: Porto Rico, Nova Londrina, Marilena e Terra Rica. Esse projeto do Paraná é fantástico. A sensação de voar de avião é única. O balão é lúdico, é magico. Todos que tiverem a chance de voar não pode perder a oportunidade”, disse.
Amauri Martineli, assessor da Casa Civil do Paraná, é morador de Paranavaí e espera que aconteça mais vezes. “É a primeira vez que vejo em Paranavaí um festival desse de balonismo e olha que eu tenho 53 anos, sou da década de 1970. Isso é muito bacana, pois desperta esse gosto nas pessoas pra vir participar e ver coisas diferentes. Esse grandioso evento está incluído no Jogos de Aventura e Natureza do Governo do Estado, que aliás está de parabéns. Espero que aconteça mais vezes na cidade”.
“Moro há 47 anos aqui e estou prestigiando esse evento. Nunca tinha visto esses balões tão de perto como agora”, relatou Edvaldo Monteiro, vigilante patrimonial. Outra moradora da cidade, a advogada Egle Ebiner ficou maravilhada. “É a cosia mais linda do mundo. Moro em Paranavaí há 50 anos e é a primeira vez que estou vendo. Tá tudo muito lindo”, disse.
O evento com os balões também encerrou as atividades referentes aos Jogos de Aventura e Natureza em Paranavaí.
Os Jogos de Aventura e Natureza são organizados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte, com o apoio da Secretaria da Mulher e Igualdade Racial e da Secretaria de Cultura, além da colaboração das prefeituras municipais e das federações esportivas de cada modalidade.