O trabalho realizado pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde de São Pedro do Paraná, após avaliação técnica do Ministério da Saúde, foi apontado em 1° lugar no Ranking de Indicadores do Previne Brasil Estadual e 8° na avaliação nacional.
O Previne Brasil é um programa nacional que tem como objetivo principal aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária, além do fortalecimento dos vínculos entre população e equipes de Saúde.
“Dentro do programa fomos avaliados em sete indicadores, e atingimos a nota 88 em desempenho, conquistando 1º lugar no estado do Paraná e 8º no Brasil, o que mostra que estamos no caminho certo no atendimento prestado para a nossa população”, destacou a prefeita Neila Fernandes.
Secretária municipal de Saúde, Priscila Godoy aliou o excelente resultado da classificação do município no ranking do Previne Brasil ao trabalho dos servidores do município, que estão em contato direto com a população.
“Esse resultado é fruto de muito trabalho da equipe da UAPSF de São Pedro e da equipe da UBS de Porto São José, o apoio recebido da administração possibilitou as diversas estratégias para que juntos conquistássemos esse resultado”, frisou a Priscila que vem utilizando a criatividade na elaboração de campanhas de Saúde, para cada vez mais levar os serviços à população.
Só para ser ter uma ideia a próxima campanha de vacinação infantil será realizada como parte das comemorações do Dia das Crianças. Nesta data será colocada a carteira de vacinação em dia. A criança vai até a unidade de Saúde, recebe a vacina e ganha um presente.
Os sete indicadores avaliados pelo Ministério da Saúde a cada quatro meses são: 1º – a proporção de gestantes com pelo menos seis consultas pré-natal realizadas, sendo a 1ª até a 12ª semana de gestação; 2º – A proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV; 3º – A proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado; 4º – A proporção de mulheres com coleta de citopatológico na APS.
O 5º indicador se refere à proporção de crianças de um ano de idade vacinadas contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, infecções causadas por haemophilus influenzae tipo “b” e poliomielite inativada.
Já o indicador 6º é a proporção de pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferidas no semestre, e o último indicador (7º) é a proporção de pessoas com diabetes, com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre.
“Para cada indicador, a equipe de Saúde realiza ações diversificadas para cuidar de cada paciente, olhamos muito além do resultado, olhamos para cada paciente, sempre com objetivo de proporcionar o melhor cuidado para a saúde de todos”, apontou a secretária.
Lembrando que os moradores de São Pedro do Paraná devem sempre obedecer às convocações da Secretaria Municipal de Saúde para participarem das campanhas de Saúde, vitais para o bem-estar da comunidade.
“Esse resultado mostra que a Saúde de São Pedro do Paraná e feita com excelência, realizamos um trabalho dedicado a todos os munícipes, buscando melhorar a qualidade da saúde ofertada a todos. Eu e a secretária de Saúde, agradecemos a dedicação de cada servidor que busca diariamente fazer o melhor”, finalizou a prefeita Neila.