REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
As palavras de Roberto Persil revelam admiração: “Paranavaí tem uma relação muito bonita com a cultura”. O premiado artista plástico é um entusiasta dos movimentos culturais e se sente orgulhoso por fazer parte desse cenário.
Na manhã de sexta-feira (6), ele participou da 42ª Semana Literária e Feira do Livro, evento organizado pelo Sesc Paranavaí, e conversou com estudantes sobre as linguagens, a vida, o mundo. Compartilhou histórias e experiências e incentivou os adolescentes a se envolverem com as artes.
O convite em tom de motivação chamou a atenção: “Tem que ser arteiro. Ser arteiro significa ser cheio de vida, sem arrastar os pés, com brilho nos olhos”. A postura vitoriosa diante dos desafios é fundamental para alcançar os sonhos, disse Persil. “Só assim a gente vai dar um grande show.”
Depois da palestra para os estudantes, ele concedeu entrevista exclusiva ao Diário do Noroeste e atestou a importância da Semana Literária como oportunidade para despertar no público o desejo pelas artes. “As crianças vão crescer observando o trabalho que a gente desenvolve. Podemos ser fonte de inspiração para outras gerações.”
Na dança, na música, no teatro, nas letras, a história dos movimentos culturais de Paranavaí é marcada por grandes dificuldades. Agora, como há muito tempo, faltam investimentos consistentes e estruturas adequadas para as artes. “Muitas vezes temos que levar no braço”, referência ao esforço conjunto para colocar os projetos em prática.
E é exatamente pela dedicação dos artistas e dos agentes promotores de cultura que os resultados apareceram e aparecem. Nesse sentido, o Sesc Paranavaí ganhou destaque nas palavras de Persil. O Diário do Noroeste também. “Sempre estiveram presentes.”
Transformação – A secretária de Educação de Paranavaí, Adélia Paixão, visitou a 42ª Semana Literária e Feira do Livro e ressaltou a relevância de ações de fomento à leitura. “A literatura é capaz de transformar o mundo. Faz sair do senso comum e alcançar o senso crítico.”
Essa certeza levou a Secretaria de Educação a desenvolver uma série de atividades voltadas para a prática da leitura. Uma delas é o projeto Futuro Integral, realizado em parceria com o Sesc, que entre outros aspectos coloca os estudantes em contato com as letras, as palavras, os textos, os livros.
“Precisamos trazer os alunos par momentos reflexivos, tocar a vida deles e mostrar a importância do conhecimento para alcançar os sonhos”, concluiu Adélia Paixão.
Programação – A 42ª Semana Literária e Feira do Livro termina neste sábado (7), com apresentação da atriz Rô Fagundes. A contação de histórias “Chuva de contos” será às 16h na Praça dos Pioneiros, aberta a toda a comunidade de Paranavaí e municípios da região.
Desde quarta-feira (4), a unidade do Sesc Paranavaí recebeu importantes nomes da literatura brasileira, caso dos escritores Bruno Ribeiro, Luís Henrique Pellanda e Marcelo Novello. Os três comandaram bate-papos com os visitantes e falaram sobre a carreira profissional e os desafios editoriais do Brasil.
No dia de abertura do evento, o editor-chefe do Diário do Noroeste, Adão Ribeiro, também conversou com estudantes e falou da importância do jornal impresso como veículo de comunicação baseado na credibilidade e na perenidade.
Adão Ribeiro interagiu com as crianças e presentou Luisa Valentina Tosta Ferreira, da Escola Municipal Ayrton Senna, com um exemplar do livro “Iracema”, um clássico da literatura brasileira escrito por José de Alencar. A menina disse que o sonho dela é ser professora, manifestação que tocou o editor-chefe do DN, educador por formação.
Comentários 0