O Ministério Público do Paraná está entre os finalistas do 21º Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça com o projeto “MPPR nas escolas no 18 de maio”, na categoria Campanha Institucional de Interesse Público. A iniciativa, promovida a propósito do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, mobilizou presencialmente 10 mil alunos e professores de escolas públicas de todo o Paraná, que participaram de palestras realizadas por promotores de Justiça em 52 comarcas do estado.
O prêmio, concedido pelo Fórum Nacional de Comunicação e Justiça, reconhece os melhores trabalhos realizados pelas assessorias de comunicação de todos os órgãos do Sistema de Justiça do país. A edição de 2023 registrou recorde de inscrições, com mais de 400 projetos concorrendo em 12 categorias.
Os vencedores serão anunciados durante o XVII Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação do Sistema de Justiça (Conbrascom), que ocorre em Belém (PA), entre os dias 8 e 10 de novembro.
Conscientização e prevenção – A campanha desenvolvida pelo MPPR teve como principais objetivos a conscientização de crianças e adolescentes para a prevenção de abusos e o incentivo à revelação espontânea – procurando desfazer medos, culpas e inseguranças que impedem as vítimas de reagirem e romperem o ciclo do abuso sexual.
Para a realização da ação nas escolas, executada a partir do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Criança e do Adolescente e da Educação e com integral apoio da Procuradoria-Geral de Justiça, a Assessoria de Comunicação do MPPR elaborou uma estratégia de comunicação articulada que incluiu: apresentação de roteiro e sugestões de abordagens para os integrantes do MP, vídeo orientativo sobre acolhimento a vítimas, material de apoio para os professores, vídeo lúdico para as crianças, matérias especiais no site e na intranet, programa de rádio, indicação de fonte para reportagens na imprensa e conteúdos para as redes sociais.
Trabalhos premiados – Em 2021, a Assessoria de Comunicação do MPPR ficou em 3º lugar na premiação nacional com o projeto “Entenda Direito”, na categoria Relacionamento com a Mídia.
Em 2020, duas iniciativas alcançaram o 2º lugar: o projeto “Dia Nacional da Consciência Negra”, na categoria Mídia Social, e a “Campanha pelo Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua”, na categoria Campanha Institucional de Interesse Público.
Em 2019, a Campanha do Agasalho do MPPR também conquistou o 2º lugar do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, na categoria Comunicação Interna.
Em 2018, na 16ª edição do prêmio, o MPPR foi o vencedor na categoria Comunicação Interna com o projeto “Whats do MPPR” e, em 2017, conquistou o 2º lugar na categoria Projeto Radiofônico, com o programa MP no Rádio.
Em 2010, a instituição conquistou o 1° lugar na categoria vídeo institucional.