REINALDO SILVA
O comércio de Paranavaí registrou queda nas vendas que antecederam o Dia das Crianças, comemorado na última quinta-feira (12). O saldo foi negativo não só na véspera do feriado, quarta-feira (11), como também nos 10 primeiros dias de outubro.
Números da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap) mostram como foi o desempenho do setor na comparação com 2022. Considerando o dia 11 de outubro, a variação foi de -1,89%. No período de 1º a 10 de outubro, -0,78%.
Os resultados seguem a tendência identificada em setembro. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, o comércio de Paranavaí registrou decréscimo de 2,60%. Já em agosto, de maneira atípica, o volume de vendas cresceu 7,68% em relação ao recorte equivalente de 2022.
O gerente-executivo da Aciap, Carlos Henrique Scarabelli, apontou possíveis causas para os índices decrescentes, uma delas, a inflação, que chegou a 0,26% em setembro, 3,50% no acumulado do ano e 5,19% nos últimos 12 meses.
Na avaliação de Scarabelli, também ganhou relevância o fato de haver mais saques do que depósitos na poupança no Brasil. Foi o terceiro mês consecutivo conforme relato do Banco Central. “É uma evidência de que a circulação de dinheiro está diminuindo”, disse o gerente da Aciap.
Da mesma forma, o comportamento do mercado financeiro teve papel importante no recuo que atingiu o comércio de Paranavaí e de outras cidades nos meses anteriores. “A bolsa operou em queda significativa e o dólar chegou a ser cotado a R$5,30, valor semelhante ao do início do ano”, explicou Scarabelli.
A expectativa do comércio é que os indicadores melhorem nos próximos dias, uma vez que o mercado financeiro elevou a projeção do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de bens e serviços e serve como termômetro da economia. A previsão para 2023 subiu de 2,64% para 2,89%.
Além disso, pontou o gerente da Aciap, a bolsa de valores voltou a crescer e o dólar retornou à casa dos R$ 5.
Entram nessa conta dois períodos que normalmente trazem resultados positivos para o comércio de Paranavaí. O primeiro é a campanha Black Friday, nos dias 24 e 25 de novembro, ocasião em que os lojistas oferecem descontos atrativos para os clientes e adotam estratégias que impulsionam as vendas.
Em seguida virá a temporada natalina. A prévia do calendário comercial estabelece que a partir de 8 de dezembro os estabelecimentos poderão abrir em horário estendido, das 9h às 22h de segunda a sexta-feira e das 9h às 17 aos sábados e no domingo que antecede o Natal, dia 24 de dezembro.
A confirmação do calendário comercial depende da assinatura dos presidentes sindicais que representam patrões e empregados, respectivamente, Edivaldo Cavalcante (Sivapar) e Leila Aguiar (Sindoscom). As negociações para a Convenção Coletiva de Trabalho se encaminham para os últimos detalhes.