Durante muito tempo, o professor foi considerado o único detentor do conhecimento. Atualmente, ele ainda é a base estrutural da escola na formação de todos os cidadãos, embora seu papel e forma de ensinar tenham evoluído significativamente ao longo dos anos. Entre diversas profissões, a dos educadores talvez seja aquela que passou por mais mudanças na forma de atuação. Não faz muito tempo, uma boa docência se fazia por meio de aulas expositivas em salas silenciosas, e, por isso, o compromisso do professor estava principalmente voltado para o ensino. “Uma vez ministrada a aula, cumpria a sua responsabilidade”, lembra Acedriana Vogel, pedagoga e diretora pedagógica da Aprende Brasil Educação.
No entanto, nas últimas décadas, houve uma mudança significativa na expectativa de entrega do professor, para além do ensino. Afinal, de nada serve o ensino quando não há aprendizagem. “À medida que o compromisso do professor evolui para garantir a aprendizagem, novas habilidades são exigidas, entre elas a compreensão de como seus estudantes aprendem”, afirma Acedriana.
O recente relatório produzido e divulgado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), intitulado “Onde encontrar professores experientes?”, destaca a importância de as redes de ensino contarem com professores qualificados. Afinal, eles são fundamentais para aumentar o desempenho dos alunos e melhorar a qualidade geral da escolaridade, bem como apoiar os colegas menos experientes.
Acedriana enfatiza que já é consenso que os alunos aprendem a partir do que já sabem. Por esse motivo, ela explica que o professor precisa ser um especialista em diagnóstico cognitivo. “Os estudantes aprendem por meio de vínculos, logo, o educador precisa se aproximar, acolher e construir conexões positivas com seus alunos. Isso porque não se aprende na indiferença, mas, sim, na empatia e no afeto”, ressalta.
Outro ponto importante no papel mediador do professor é a compreensão de que a aprendizagem é um processo pessoal e intransferível. “Por isso, é necessário realizar um trabalho individual no ambiente coletivo da sala de aula. Para tanto, o professor deve escolher estratégias variadas de ensino para conseguir que o aluno aprenda”, avalia a educadora.
Aprendizagem continuada – Outra mudança que trouxe aspectos pedagógicos surpreendentes à carreira docente foi a aprendizagem continuada. “Ela desperta a paixão por aprender mais, de forma contínua – individual e coletivamente. Isso é o que alimenta a atividade do professor”, afirma Acedriana. Segundo ela, esse movimento garante que a escola mantenha a relevância e propósito nos tempos atuais. Também permite a melhoria da prática pedagógica, por meio da implementação de novas estratégias de ensino, avaliação e gestão da sala de aula.
Além disso, com a capacitação contínua, os professores tornam-se mais bem preparados para apoiar e acolher os alunos, que apresentam necessidades cada vez mais abrangentes. “Vale reforçar que, ao demonstrar a importância de aprender ao longo da vida, o professor incentiva seus alunos a seguir o mesmo caminho. Afinal, todos os dias oferecem novas oportunidades de aprendizado, o que não apenas beneficia a prática profissional dos professores, mas também enriquece suas vidas pessoais, ampliando os horizontes e renovando interesses”, enfatiza.
O que se espera do professor hoje – De acordo com Acedriana, a transformação da atividade docente está em consonância com as mudanças na sociedade, na tecnologia e na compreensão da aprendizagem. Nesse contexto, a especialista em educação destaca pontos cruciais nas expectativas em relação aos professores atualmente:
– Que sejam aprendizes, pois eles precisam se manter atualizados com as últimas pesquisas, tecnologias e recursos educacionais. Isso permite que adaptem sua prática para atender às necessidades em constante transformação dos alunos.
– Que reconheçam e valorizem a riqueza de experiências e conhecimentos prévios que os estudantes possuem, valorizando e incorporando esses conhecimentos a sua prática de ensino, tornando-os participantes ativos no processo educacional.
– Em termos de avaliação, é importante reconhecer que o papel dos professores do passado refletia o contexto e as expectativas da época. No entanto, o educador atual, com suas habilidades aprimoradas em pedagogia, comunicação e adaptação às mudanças tecnológicas, está mais bem preparado para enfrentar os desafios da educação contemporânea. “É fundamental valorizar e apoiar os professores em sua jornada de constante aprimoramento à medida que desempenham um papel crítico na formação da cidadania, uma condição necessária para operar no mundo”, assegura.